Brasília, 15/02/2012 – O advogado Yure Gagarin Soares de Melo toma posse amanhã (16/02), às 15h, como presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CODDEDE). Junto com ele serão empossados a vice-presidente do conselho, Lourdes Cabral Piantino, e os 42 conselheiros – 21 titulares e 21 suplentes. A solenidade será na Estação 114 Sul do Metrô, sede do Conselho, e contará com a presença do presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e de entidades representativas do setor.
Gagarin foi eleito por unanimidade, em 9 de fevereiro, para um mandato de três anos. “Esse resultado me confere grande responsabilidade, uma vez que os conselheiros, juntos, representam uma população em torno de 80 mil pessoas”. O advogado atribui sua aclamação ao trabalho que desenvolve na OAB/DF, intensificado nos últimos dois anos quando assumiu a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Seccional do DF. Para o presidente Francisco Caputo, que acompanha o trabalho de Gagarin, o CODDEDE fez uma excelente escolha. “Ganha o governo e, principalmente, a sociedade civil, que luta pela garantia e o respeito à dignidade da pessoa com deficiência”.
Acessibilidade
À frente do CODDEDE, Gagarin pretende unificar forças entre a sociedade civil e o governo para a implementação de políticas públicas de acessibilidade no Distrito Federal. Acumulando a nova função com a presidência da Comissão da OAB/DF, Gagarin reconhece a extensão de seu compromisso. “Além de defender os interesses dos deficientes dentro da Ordem, agora tenho o compromisso de defendê-los em todo o Distrito Federal, responsabilidade que será desempenhada com muito esforço, vontade e determinação”, reiterou Gagarin, também coordenador da Fundação de Assistência Judiciária da OAB/DF.
Na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/DF, Gagarin vem desenvolvendo brilhante trabalho de mobilização e de conscientização social. No último ano, foi responsável pela realização dos Jogos Paraolímpicos da OAB/DF, promoveu caminhadas e palestras, participou de julgamentos e da convenção da ONU sobre o tema. Seu trabalho na comissão lhe rendeu o prêmio Orgulho Autista Nacional, como pessoa destaque em 2011.
Há 18 anos na advocacia, Yuri Gagarin é escritor, professor universitário e um eterno estudioso. Publicou duas obras com edições esgotadas: Recurso Especial no Processo Civil Brasileiro e As Novas Perspectivas do Direito Penal Brasileiro, ambas publicadas pela editora América Jurídica, além de produzir artigos e proferir palestras.
Reportagem – Helena Cirineu
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF