Com objetivo de reduzir em cerca de 90% no gasto de energia elétrica, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) inaugurou nesta sexta-feira (31/05), o sistema de energia solar fotovoltaica no Clube da Advocacia do DF. Participaram do evento diretores, conselheiros, representantes das subseções e de todo sistema OAB/DF, além de parceiros do projeto.
O Clube possui 307 painéis fotovoltaicos, capazes de captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica de forma limpa e renovável. Além de reduzir os custos com eletricidade, a adoção da energia solar fotovoltaica pelo Clube da Advocacia também tem impactos positivos no meio ambiente.
O retorno do investimento (payback) é estimado em 3 anos e 8 meses com uma economia projetada de 450 mil reais por ano. O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., enfatizou o impacto positivo da adoção de energia solar. “Estamos contentes em inaugurar este sistema de energia fotovoltaica. Além de significar economia para a advocacia, é também um belo exemplo de projeto sustentável. É a OAB/DF agindo em consonância com a pauta da preservação ambiental e da sustentabilidade.”
Tecnologia sustentável
Durante a cerimônia de inauguração, o secretário-geral Paulo Maurício Siqueira enalteceu o trabalho em grupo e o engajamento para a concretização do projeto. “É fantástico poder consolidar esse projeto que era um sonho antigo da OAB/DF, alcançando autonomia energética. É essa força de trabalho e esse apoio que faz com que a gente consiga conquistar projetos tão importantes como o que a gente tem hoje. A OAB é uma usina de ideias e hoje podemos dizer que também é uma usina de energia.”
Paulo Maurício pontua, ainda, a vanguarda do projeto. “A gente não pensa só no presente, precisamos estar sempre voltados para o futuro, a advocacia exige isso. E esse é o primeiro projeto do Brasil. Nós somos a primeira OAB com 100% de capacidade de geração energética autossustentável. E é mais um protagonismo que a OAB/DF tem a alegria de repassar para as outras seccionais para que conheçam e implantem esses benefícios.”
O diretor-tesoureiro da OAB/DF, Rafael Martins, agradeceu a todos os envolvidos na materialização do projeto e acrescentou as vantagens da iniciativa. “É um dia de muita alegria, uma conquista imensa para a advocacia. Vencemos as dificuldades, fizemos um planejamento cuidadoso, com muito zelo, e hoje estamos aqui concretizando esse sonho. Esse projeto já traz hoje uma economia substancial, pois quando fizemos o planejamento, tomamos o cuidado para que o investimento feito pela OAB não onerasse em nenhum centavo os nossos cofres. E assim foi feito.”
Rafael Martins acrescenta que a economia representa um expressivo retorno financeiro para a advocacia. “Hoje já estamos economizando, pois as parcelas do investimento já são abaixo do que pagaríamos nas contas de energia elétrica e, ao longo do período de 44 meses, que é o planejamento do payback (retorno do investimento), teremos 100% da energia que abastece o sistema da OAB/DF sendo gerada de maneira absolutamente limpa e pouco onerosa. Isso vai permitir às próximas gestões a possibilidade de investir, em valores atuais, quase meio milhão de reais, em benefício retornando para a própria advocacia. É um legado e temos que comemorar.”
O conselheiro federal e membro honorário vitalício da OAB/DF, Francisco Caputo, relembrou as primeiras vitórias com as obras no Clube, fazendo um paralelo com a década de 90, dando o pontapé inicial com a ligação da energia elétrica, e hoje, depois de tantas conquistas da advocacia, inaugurando as placas de energia fotovoltaica. “A gente não está só inaugurando a instalação da energia fotovoltaica, que vai propiciar uma economia extraordinária para advocacia e que depois vai ser revertida também para a própria advocacia. Hoje, talvez, estamos inaugurando também a primeira arquibancada coberta dos clubes da OAB. Foi realmente uma ideia maravilhosa, uma dupla funcionalidade para a advocacia. Parabéns efusivos à diretoria que tem cuidado com zelo da OAB.”
A secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Fátima de Cássia, comemorou a evolução histórica da OAB/DF. “É um dia de alegria, de vitória, um dia histórico! Somos um avanço da advocacia. A OAB do Distrito Federal tem aberto as portas de muitas formas. Tem sido inovadora, tem sido ousada, corajosa e tem materializado projetos maravilhosos. Representando a diretoria da CAADF quero dizer que somos muito gratos e que essa é uma vitória de todos, pois a vitória só vale quando é no coletivo.”
O conselheiro e presidente da Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG, Inácio Alencastro, ressaltou os avanços da OAB/DF. “Estou honrado em estar aqui, pois esse projeto de energia fotovoltaica faz parte da política ESG, que é o acrônimo para Environmental, Social and Governance, que traduzido para o português significa ambiental, social e governança corporativa. Somos vanguarda nessa pauta, hoje materializada pela energia fotovoltaica. É um avanço e planejamento financeiro muito importante e sustentável.”
A conselheira e vice-presidente do Clube da Advocacia do DF, Nilmara Pires, parabenizou a iniciativa. “Esse projeto traz energia limpa para todo sistema OAB/DF, além desse espaço maravilhoso de convivência. Parabéns para toda gestão, é uma honra participar.”
Representando as subseções, a presidente da Subseção de Samambaia, Elaine Rockenbach, parabenizou a iniciativa. “É uma satisfação imensa estar aqui representando a subseções. É um dia de alegria porque a OAB/DF está deixando aqui um legado, um projeto de longo prazo que vai beneficiar toda a advocacia. E quero parabenizar o clube aqui representado, porque este clube nunca esteve tão perto da advocacia de subseção.”
A presidente do Conselho de Administração do Sicoob Executivo, Aurea Domingos Pereira, elogiou a iniciativa e destacou a importância da parceria. “É um prazer estar aqui. Esse projeto vem ao encontro com o que o Sicoob Executivo, como instituição financeira cooperativa, tem o prazer de financiar, pois é um projeto de energia sustentável, fotovoltaica, limpa, politicamente e ambientalmente viável. Então, é um prazer ser parceiro da OAB/DF nesse projeto e esperamos ter muitos outros.”
Jornalismo OAB/DF