OAB/DF recebe 38 novos profissionais

Na manhã desta sexta-feira (01/10), 38 novas advogadas e novos advogados prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante solenidade híbrida, com transmissão pelo canal oficial da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) no YouTube. A cerimônia foi comandada pela presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de comissões e de subseções. Contou com as presenças do secretário-geral Márcio de Souza Oliveira; do presidente da Caixa de Assistência aos Advogados (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde; e do diretor de prerrogativas da OAB/DF, Rafael Martins. 

ORADORA

Milena Fonseca Dourado, escolhida como oradora de sua turma, iniciou sua parte da solenidade compartilhando sua história pessoal, instigando os colegas a pensarem sobre os processos que precisaram enfrentar para chegarem até a realização desse sonho.

“Caminhamos para o mesmo objetivo, uns com passos mais rápidos, outros nem tanto, mas o que todos devemos respeitar é nossa caminhada, respeitar o que tivemos que enfrentar para chegar até aqui”, disse Milena.

A PARANINFA

A advogada criminalista e mestranda em Direito Penal pela Universidade de Salamanca, na Espanha, Gabriela Guimarães Peixoto, foi a paraninfa da solenidade. Cumprimentou todos os membros da mesa diretora, e disse se identificar com o discurso da oradora, reforçou suas palavras afirmando que “ser uma mulher advogada inspira muita responsabilidade”.

Enfocou a luta feminina para ocupar todos os espaços possíveis, ressaltando a desigualdade ainda existente, e convidou os novos profissionais a lutarem, também, pela promoção dessa igualdade. “Esse é o caminho para a construção de uma sociedade mais ampla, mais justa e mais democrática, e nós advogados temos um compromisso especial com a democracia, por isso meus amigos, nunca se esqueçam: não há democracia sem a advocacia”, afirmou Gabriela.

ENCERRAMENTO

A vice-presidente da subseção de águas claras, Mareska Morena, convidou os novos advogados e advogadas a descobrirem o melhor que há na advocacia e a conhecerem todas as 13 subseções. “Venham para a nossa Casa, venham participar conosco”, convidou Mareska. 

Eduardo Uchôa Athayde, presidente da CAADF, apresentou o trabalho da Caixa de Assistência, o braço assistencial da OAB/DF, responsável por cuidar do conforto e bem-estar dos advogados e familiares. “Vocês tiveram um desafio adicional na entrada da carreira, que já é difícil por si só, contexto de pandemia, provas que foram canceladas, muitas dificuldades adicionais, mas vocês já são vencedores só por estarem sentados hoje nessas cadeiras e merecem comemorar muito”, parabenizou Eduardo.

Encerrando a solenidade, a presidente em exercício, Cristiane Damasceno, falou sobre a presença real da paridade de gênero na OAB/DF, através de sua experiência pessoal como co-presidente da Casa pelos últimos três anos. 

A presidente proferiu palavras de incentivo, encorajando todos a acreditarem que, aqueles que têm propósito, irão superar todos os tempos difíceis que vierem. Falou sobre a precisão de celebrar vitórias pessoais, das estratégias e desafios que habitam na prática da advocacia, reforçou as palavras da oradora sobre a indispensável necessidade dos processos, e finalizou pedindo coragem.

“Não podemos ter espírito de covardia, mas de poder, amor e moderação. A coragem é o oposto do medo, o medo paralisa, não te deixa vencer e te tira a oportunidade de mudar o mundo. Tenha coragem”, encerrou Cristiane. 

Texto: Rayssa Carneiro (estagiária sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF