Ceilândia recebeu, nesta terça-feira (6/8), a Caravana de Prerrogativas da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Membros da diretoria, das subseções de Ceilândia e de Águas Claras, da Caixa de Assistência dos Advogados e da Comissão de Prerrogativas da seccional participaram da comitiva, que passou pela subseção de Ceilândia, pela 15ª Delegacia de Polícia e pelo fórum da região administrativa.
“O intuito da comitiva é ampliar a parceria da advocacia com o Judiciário e o poder público”, explicou o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, aos juízes, delegados e diretores de varas e secretarias que recepcionaram a Caravana de Prerrogativas.
Recebido na 15ª DP pelo delegado titular, Antônio João Dimitrov Borborema, Délio e o presidente da subseção de Ceilândia, Leonardo Alves Rabelo, propuseram a criação de uma Sala de Apoio à Advocacia no local. “Contem conosco”, respondeu o delegado. “Podemos começar a organizar o processo desde já, de forma que o espaço seja viabilizado o mais rápido possível”, sugeriu ele, que destacou a importância dos advogados e advogadas no cotidiano de trabalho da delegacia “Diariamente buscamos ajudar os advogados”, disse.
O presidente da subseção de Ceilândia ficou responsável por iniciar as ações necessárias para a concessão do espaço. “Vamos iniciar as tratativas para organização e ocupação do espaço na 15ª DP. Em breve estaremos contando as novidades para a advocacia ceilandense”, prometeu Rabelo.
Apoio
Na visita ao Fórum de Ceilândia, a comitiva foi recebida por juízes e funcionários. Os magistrados foram receptivos e se mostraram preocupados com os laços entre a advocacia e o poder público. “Com todo o prazer, apoio a Caravana de Prerrogativas. É um direito que o advogado tem de exercer essa profissão com zelo. Estamos abertos para solucionar e apoiar as demandas dos advogados e advogadas que venham ao Fórum”, ressaltou o juiz Wagner Junqueira Prado, da 1ª Vara de Família e de Órfãos e Sucessões.
O juiz Wagner Junqueira Prado (à dir.)
apoiou a iniciativa da seccional
O juiz Domingos Sávio Reis de Araújo, do 1° Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, aproveitou a visita da OAB/DF para propor a inclusão de um núcleo da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ/DF) no Fórum de Ceilândia. “Isso vai melhorar muito o serviço prestado à população”, defendeu. O presidente da OAB/DF se comprometeu a avaliar as medidas necessárias para viabilizar a abertura do espaço.
O juiz Domingos Sávio pediu à OAB/DF a
inclusão de uma central da FAJ no Fórum
Também receberam a caravana os juízes ; Raimundo Silvino da Costa Neto, da 1ª Vara Cível; João Paulo das Neves, da 2ª Vara de Família e de Órfãos e Sucessões; Ênio Felipe da Rocha, da 3° Vara Criminal; e Daniel Mesquita Aguiar, da 4° Vara Criminal. Antes, a comitiva parou na Sala de Apoio à Advocacia, onde fixou cartazes com as prerrogativas dos advogados e advogadas.
Comitiva
Integraram também a Caravana de Prerrogativas os presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchoa Athayde, e da subseção e de Águas Claras, Eric Gustavo de Góis. Membros do conselho seccional, como Leonardo Ranña, Newton Rubens de Oliveira e Rafael Teixeira Martins, e das subseções de Ceilândia e de Águas Claras também participaram da comitiva.
Organizado pela diretoria da OAB/DF, em conjunto com a Comissão e a Procuradoria de Prerrogativas, a caravana vai percorrer os fóruns e delegacias das 12 subseções da seccional até o dia 22 de agosto. O propósito é o de defender prerrogativas e se aproximar do Judiciário e dos órgãos do poder público onde advogados e advogadas atuam.
A subseção de Taguatinga foi a primeira a ser visitada, nesta segunda-feira (5/8). Nesta quarta-feira (7/8), a caravana estará no Guará.
Confira abaixo o calendário de visitas:
8/8: Gama e Santa Maria
12/8: Paranoá
13/8: Bandeirante e Riacho Fundo
14/8: Planaltina
15/8: São Sebastião
20/8: Sobradinho
21/8: Águas Claras
22/8: Brazlândia
28/8: Samambaia e Recanto das Emas
Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica