O novo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, tomou posse na noite desta terça-feira (31). O sociólogo foi empossado na Sala Brasília do Palácio do Itamaraty.
Estavam presentes na solenidade, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o secretário-executivo do ministério da Cultura, Márcio Tavares, a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entre outras autoridades.
Em seu discurso, Grass pontuou que “o nosso patrimônio cultural foi desenhado e sonhado para acolher, para integrar, para ser a síntese do que há de mais belo no nosso país. Estamos juntos pela cultura, pela arte, pela preservação do nosso patrimônio histórico e pela reconstrução do Iphan,” ressaltou.
A representante da OAB/DF e presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, Veranne Magalhães, disse ser imprescindível a parceria entre o instituto de preservação e a Ordem. “Brasília é o primeiro conjunto urbano do século XX, tombado como patrimônio mundial pela Unesco desde 1987. Assim, é essencial ter um diálogo estreito com o Iphan. Brasília precisa de um olhar especial! E a OAB/DF está preocupada com esse patrimônio,” declarou.
NOVA DIRETORIA COLEGIADA
No evento, foram apresentados os integrantes da nova diretoria colegiada do Instituto. São eles:
- Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam) – Andrey Schlee;
- Diretora do Departamento de Cooperação e Fomento (Decof) – Desirée Tozi;
- Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) – Deyvesson Gusmão;
- Diretora do Departamento de Planejamento e Administração – Maria Silvia Rossi;
- Procuradora Federal do Iphan – Mariana Karam
Foto: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF — Jornalismo