Em um marco na luta contra a violência de gênero, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) lança nesta quinta-feira (29/08), às 18h, no Plenário do 4º andar de sua sede, o Protocolo de Atendimento e Selo de Prioridade/Celeridade para Enfrentamento da Violência de Gênero. A iniciativa, promovida pela Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, tem o objetivo de garantir um atendimento mais célere, humanizado e eficiente às vítimas de violência.
O novo Protocolo, que será implementado internamente na OAB/DF, estabelece diretrizes para que as vítimas de violência de gênero sejam acolhidas com respeito, prioridade e tenham seus casos tratados com a devida celeridade.
O lançamento também marca o encerramento do Agosto Lilás, trazendo uma reflexão coletiva sobre a importância de enfrentarmos a violência de gênero de forma concreta.
Nildete Santana, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, reforçou a importância da iniciativa. “Com o lançamento desse Protocolo, a OAB/DF demonstra seu compromisso em proteger as mulheres e promover a justiça, observando o respeito, a interseccionalidade e a diversidade em casos de violência de gênero.”
Ela acrescentou ainda que “o Selo de Prioridade e Celeridade, que acompanha o Protocolo, garante que os processos relacionados a essa questão tenham tramitação prioritária, demonstrando a preocupação contínua da OAB/DF em proteger os direitos das mulheres e combater a violência de gênero.”
Jornalismo OAB/DF