Nesta quarta-feira (18/05), 57 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em uma cerimônia híbrida (presencial e com participações remotas) organizada pela Seccional do Distrito Federal. A transmissão foi realizada ao vivo pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube.
O orador da turma, Yuri Gargari Rocha, iniciou a solenidade representando seus colegas que receberam a carteira da Ordem. Em seu discurso, Yuri destacou o esforço que ele e todos aqueles que receberam a carteira no dia de hoje tiveram para chegar até este momento. “Eu compartilho de toda luta e empenho de vocês, cada dia de estudo, de aula e de prova. Todo dia eu sonhava em finalizar o curso de Direito e chegar até o dia de hoje. Por fim, posso dizer que quem estuda resiste, existe, persiste e faz acontecer pois o sonho é real. Parabéns a todos advogados e advogadas, pois hoje é o nosso dia.”
Em sequência, o paraninfo e ex-presidente da OAB/DF, Amauri Serralvo, falou sobre a responsabilidade constitucional que os novos profissionais terão daqui para frente. “É um momento difícil que vocês se iniciam na advocacia. Vocês agora são guardiões da Constituição Federal, vocês é quem vão levar aos poderes constituídos da República as reivindicações que o povo brasileiro possa vir a ter. Por isso é um momento difícil, porque vocês terão que ter muita fibra, vontade e decisão para que possam chegar ao judiciário com as reivindicações de toda uma nação.”
Pronunciamentos finais
A conselheira jovem da OAB/DF, Marianne Serejo, abriu os pronunciamentos finais representando a jovem advocacia. Marianne deu a dica para que os novos advogados e advogadas possam aproveitar todos os projetos disponíveis na Seccional. “Quando a gente fala para vocês fazerem parte e serem presentes na Ordem é porque isso realmente é de vocês e para cada um de vocês. A OAB/DF tem projetos incríveis para a advocacia jovem, projetos que não existem em nenhuma outra Seccional. Então aproveitem essa oportunidade para serem melhores e mostrar cada vez mais serviço e conhecer mais pessoas.”
Dando a orientação do que fazer daqui em diante, o presidente da Subseção de Sobradinho, Arthur Gurgel, falou em nome das subseções. “Não desistam, a advocacia não é fácil, vão ter muitos desafios de agora em diante, mas vale muito a pena quando você ganha uma ação, quando você vê o sorriso do seu cliente agradecendo por você ter o ajudado. Contem conosco para o que precisarem, seja na Seccional ou nas subseções porque isso faz toda a diferença na nossa carreira.”
A secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz, discursou em nome das mulheres da OAB. Relembrando seu início de carreira, Roberta pediu para que os novos profissionais não desistam com as primeiras dificuldades na profissão. “Todo suor da testa valerá a pena se você não desistir, e o momento agora é de enfrentamento, encorajamento, persistência e mais que isso tudo resiliência. Sempre no caminho da honestidade, da retidão e da gratidão.”
Finalizando os pronunciamentos, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., destacou pontos que ele enxerga como importantes para auxiliar os advogados e advogadas nesse início de carreira, e finalizou seu discurso desejando que todos os novos profissionais da advocacia possam encontrar felicidade no Direito. “A partir de hoje vocês são advogados e advogadas, tenham muito orgulho disso. Que possam ter sempre esse brilho no olho que vocês têm aqui hoje, pensem sempre nos seus limites, nas suas dificuldades e como podem melhorar e evoluir. Tomem muito cuidado com a imagem de vocês acima de tudo, pois advogado é imagem, advogado é nome, e respeito se adquire com o tempo. Fora isso, a palavra que eu gosto de destacar é amor, o que quer que vocês resolvam fazer façam com amor.”
Fotos: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF