A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil empossou na noite da última quinta-feira (28/07) oito novos membros na Comissão de Fiscalização da Atividade da Advocacia (CFAA). “Este é mais um grande passo na luta contra a captação ilegal de clientela, que anda em sentido contrário à nova legislação sobre a publicidade jurídica na forma do provimento 205/2021, permitindo aos advogados a divulgação de seu trabalho nas redes sociais e outros veículos digitais, com respeito às regras”, disse o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Antonio Alberto do Vale Cerqueira.
A presidência da CFAA ficou a cargo do advogado Ricardo Guedes, que falou em nome dos colegas empossados. “Todo esse trabalho contou com o acompanhamento do presidente Délio, grande defensor da publicidade na advocacia. Porém, estamos todos cientes dos problemas de concorrência enfrentados por advogados que trabalham de forma séria e comprometida com a ética profissional em muitos casos, nossa missão é a de educar e coibir práticas ilegais”, afirmou Ricardo.
Aula Inaugural
Ao final do evento, o presidente do TED ministrou uma aula aos empossados, explicando regras do processo ético disciplinar, as formas de fiscalização, dando detalhes sobre as condutas proibidas e explicando em detalhes a publicidade na advocacia. “O Tribunal trabalhará conjuntamente com a Comissão, processando os advogados fiscalizados e que estejam agindo fora das regras. Somente com advogados e advogadas comprometidos com a ética e com as normas que regem nossa profissão podemos garantir o livre exercício de nossa profissão e o Estado de Direito”, ressaltou Antonio Alberto.
Para denunciar advogados e advogadas que estejam praticando atos ilegais envie um e-mail para [email protected].
Confira abaixo o vídeo do presidente do TED, Antonio Alberto do Vale Cerqueira.
Comunicação OAB/DF – Jornalismo