As melhores iniciativas em defesa da pessoa com autismo serão premiadas pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo, em parceria com a Comissão de Educação. O “Prêmio OAB/DF Amigos dos Autistas” vai acontecer no dia 6 de dezembro em um evento híbrido no auditório da entidade, com transmissão no canal da OAB/DF no Youtube.
O objetivo da premiação é reconhecer a valiosa atuação de professores e instituições de ensino no contexto desafiador da pandemia, onde a valorização dos profissionais da educação se mostra cada dia mais necessária.
A presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, ressaltou a iniciativa e destacou a necessidade de um projeto como esse. “A inclusão é o mais importante dos processos sociais. Premiar as iniciativas daqueles que percebem a necessidade de ter pessoas autistas merece todo reconhecimento”
No Dia do Professor, comemorado hoje (15/10), a OAB/DF parabeniza todos os profissionais da área e, especialmente, aqueles que acolheram de forma atenciosa e diferenciada as pessoas com autismo, principalmente crianças.
O presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo, Edilson Barbosa, destacou a importância de premiar educadores e instituições em um momento pandêmico. “Na pandemia vários professores e escolas fizeram um atendimento especial para as crianças e adolescentes com autismo, então, constatando isso, achamos interessante premiar as três melhores iniciativas. A premiação vai focar nesses profissionais, para que assim a gente possa incentivar outros professores a fazer também um trabalho diferenciado com as crianças e adolescentes com autismo.”
Regulamento
O prêmio é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/DF em parceria com a Comissão de Educação da OAB/DF. Cada comissão deverá indicar até 5 (cinco) participantes para a Comissão Julgadora.
A premiação será dividida em duas modalidades. A primeira vai contemplar as instituições e a segunda premiará os professores que mais se destacaram no atendimento às crianças com autismo no ano de 2020. A seleção dos premiados será feita pela Comissão Julgadora, composta por membros e consultores da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/DF e da Comissão de Educação da OAB/DF.
Serão premiados até três instituições e três docentes, as indicações acontecem até o dia 6 de novembro de 2021. Confira aqui, na íntegra, o regulamento da premiação na íntegra.
A inscrição para o Prêmio OAB/DF Amigos dos Autistas já está aberta. Clique aqui para fazer a indicação e ter a chance de participar desta premiação.
Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)
Comunicação OAB/DF