Brasília, 26/07/2011 – Após quatro meses de reuniões, encontros e debates sobre a Imprensa na capital do país, a comissão julgadora do 8º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia definiu os finalistas da edição 2011 da maior premiação jornalística que acontece no Centro-Oeste. O júri, que anualmente é composto por notáveis, representantes da sociedade civil, neste ano é formado por: ministro do STF Marco Aurélio Mello; ministro do TCU José Múcio Monteiro; presidente da OAB-DF, Francisco Caputo; presidente da Associação Comercial do DF, Danielle Moreira; presidente da Fecomércio-DF,Adelmir Santana; coordenador de Jornalismo do IESB, prof. Nelito Falcão; e conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal, Carlos Fino.
Criado em 2004 para destacar o trabalho de profissionais e veículos de comunicação que produzem notícias a partir de Brasília, o Prêmio irá contemplar dez categorias da informação e homenagear três personalidades de destaque no setor. “Além de celebrar o relevante trabalho dos jornalistas, a premiação cultiva valores fundamentais, intrínsecos à comunicação: liberdade de imprensa, democracia, transparência e valorização dos jornalistas e veículos de comunicação”, conta a jornalista Kátia Cubel, diretora da Engenho Criatividade e Comunicação, idealizadora e realizadora da premiação.
Os vencedores do prêmio serão conhecidos numa grande festa na Embaixada de Portugal, no dia 17 de agosto. Entre os três finalistas de cada categoria, um deles será eleito o destaque do ano pela comissão julgadora. Nesta edição, empresas e organizações relevantes para o país, e comprometidas com os valores difundidos por essa iniciativa, estão apoiando o 8º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia. São elas:
Abir (Associação Brasileira das Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoolicas), Embraer, Sweet Cake, Petrobrás, Eletrobrás – Ministério das Minas e Energia, Codeplan (GDF), BRB – O Banco de Brasília, Toyota Newland, Bancorbrás Turismo, Grifort (excelência em higiene hospitalar), Sistema Cofeci-Creci, IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), Recanto das Águas e Embaixada de Portugal e Gráfica Ipiranga. Entidades também apóiam a premiação:ACDF (Associação Comercial do Distrito Federal), OAB-DF e Fecomércio-DF. A seguir, a lista com os finalistas e homenageados pelo Prêmio Engenho de Comunicação 2011.
GESTÃO DE NEGÓCIOS DA COMUNICAÇÃO
Consuelo Badra – Revista Foco
Luís Cláudio Costa – Rede Record Brasília
Ronaldo Junqueira – Jornal da Comunidade
INICIATIVA ACADÊMICA
UnB
Uniceub
Universidade Católica de Brasília
SITES
Correio Braziliense
Finíssimo
Mais Comunidade
MELHOR COLUNA
Alto da Torre (por Eduardo Brito) – Jornal de Brasília
Brasília DF (por Luiz Carlos Azedo) – Correio Braziliense
Nas Entrelinhas
(por Alon Feuerwercker) – Correio Braziliense
PROGRAMA DE RÁDIO
Bandnews Fm 1ª Edição – BandNews
CBN Brasília – CBN
Tarde Nacional – Rádio Nacional AM
INOVAÇÃO JORNALÍSTICA
Parceiros DF – TV Globo
Pacote Ipad – Correio Braziliense
Coluna Boas Ideias – CBN
MELHOR PROGRAMA DE TV
DF TV 1ª edição – TV Globo
DF Record – TV Record
SBT 1ª Edição – SBT
MELHOR APRESENTADOR (a)/ÂNCORA DE TV
Antônio de Castro – TV Globo
Henrique Chaves – TV Record
Neila Medeiros – SBT
VEÍCULO IMPRESSO
Caderno Cidades – Correio Braziliense
Revista Brasília em Dia
Revista Plano Brasília
COBERTURA DE BRASÍLIA
Jornal de Brasília
Rádio CBN
TV Record
Homenagens Especiais (os 3 são contemplados):
PERSONALIDADES DA COMUNICAÇÃO 2011
Ilimar Franco – Jornal O Globo
Luis Orlando Carneiro – Jornal do Brasil
Rui Nogueira – O Estado de S. Paulo
Fonte: Engenho Criatividade e Comunicação