Tribunal realiza reunião do Fórum Interinstitucional Previdenciário da 1ª Região

 

Com o objetivo de fortalecer a integração entre os órgãos da Justiça Federal no Distrito Federal e dar mais celeridade processual, foi realizada na tarde de segunda-feira (17), a 1ª Reunião do Fórum Interinstitucional Previdenciário da 1ª Região (Forprev-TRF1), promovida pela Coordenação dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef). O evento ocorreu no Plenário do Tribunal Regional Federal da 1 região (TRF1) e contou com a presença da presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/DF, Thais Riedel.

Forprev TRF 17-10-2016 012Em maio, Thais Riedel e Diego Monteiro Cherulli, presidente e vice-presidente da Comissão, estiveram no gabinete da coordenadora da Cojef, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, para apresentar o projeto e pleitear a implantação no TRF1. “O que era uma ideia foi virando uma realidade. Estamos dando um novo passo, quebrando paradigmas. As instituições passam a dialogar de uma forma democrática. Esse diálogo é salutar porque faz com que nos estejamos do outro lado. Se tivermos todos boa vontade, o resultado será uma melhoria de todo o processo judicial”, destacou Thaís durante o evento. “Esse fórum passa a contribuir com a racionalização e, ao mesmo tempo, com a humanização dos processo. A racionalização deve ocorrer em todas as instancias”, disse.

A solenidade de abertura do evento foi presidida pela desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas. Em seu discurso, a coordenadora da Cojef destacou que atualmente tramitam nos Juizados Especais Federais da 1ª Região mais de um milhão e duzentos mil processos. Quantitativo considerado por ela expressivo e que enseja a tomada de ações para a redução do acervo. “Precisamos agir. Peço a colaboração de todos aqui presentes para que reflitam a respeito desses números. Os processos precisam ser resolvidos, e nós estamos aqui hoje pensando na melhor maneira de solucioná-los”, disse a magistrada.

Forprev TRF 17-10-2016 008Entre as discussões promovidas durante a reunião foi apreciada, pelos presentes, minuta de resolução que dispõe sobre a criação de Fórum Interinstitucional Previdenciário no âmbito da 1ª Região, que terá, dentre seus objetivos, incumbência de apresentar subsídios para o incremento das formas alternativas de solução de conflitos e de realizar estudos e audiências públicas que visem ao melhor funcionamento da Justiça Federal em matéria previdenciária e em outras relacionadas a este tema.

Compuseram a mesa de honra da solenidade, além de a coordenadora da Cojef, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo da Fonseca; o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); o corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal João Batista Moreira; o coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, desembargador federal João Batista Pinto Silveira; a procuradora da República Eliana Pires Rocha e o representante do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, Chico Couto de Noronha Pessoa.

Com informações do TRF1