Na tarde de terça-feira (14), a Seccional do DF prestigiou a posse da juíza federal Daniele Maranhão Costa, que agora exerce o cargo de desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O presidente Hilton Queiroz abriu a cerimônia e designou os desembargadores federais Jirair Aram Meguerian e Francisco Neves da Cunha para conduzirem a empossanda à tribuna de honra para a leitura do compromisso solene de posse. Em seguida, o diretor-geral, Frederico Maia Bezerra, fez a leitura do termo de posse da magistrada.
O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, parabenizou Daniele por sua trajetória como juíza titular da 5ª Vara Federal e desejou sucesso nesta nova jornada. “Esperamos que a desembargadora faça um excelente trabalho e que esteja aberta a receber os pleitos da advocacia, sobretudo de atendimento às prerrogativas”.
O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luis Cláudio da Silva Chaves, se disse contente com a posse da desembargadora. “É uma alegria este Tribunal receber mais um desembargador que possa atender os pleitos da OAB, que luta não para dar regalias aos advogado, mas sim por condições essenciais para que seu mister seja exercido com independência e autonomia a fim de fazer o bem ao cidadão que nesse Tribunal busca justiça”, afirmou o vice-presidente.
Ibaneis Rocha, conselheiro federal, também esteve presente. Para ele, a desembargadora tem um trabalho efetivo junto ao TRF1 e é uma juíza de extrema qualificação, que chega ao cargo pelos seus méritos pessoais. “Tenho certeza que ela continuará tendo o mesmo trato que sempre teve com a advocacia. Respeitoso, atendendo aos advogados e buscando sempre trazer uma jurisdição rápida voltada para a sociedade”.
Daniele foi promovida pelo critério de merecimento e já havia integrado por quatro vezes a lista tríplice formada pelo plenário do TRF1. Natural do Rio de Janeiro, atua na magistratura federal há 24 anos, tendo iniciado a carreira como juíza federal substituta na Seção Judiciária de Minas Gerais. Na cerimônia, assumiu vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora federal Neuza Alves da Silva, ocorrida em junho deste ano. Daniele é a 12ª mulher a integrar a Corte desde sua instalação, em 1989.
Em seu discurso declarou-se muito feliz e realizada. “Fui servidora do TRF1 e, em 1993, ingressei como juíza. Então, são 24 anos de carreira e estou muito feliz de poder vir e contribuir como magistrada e como mulher. É uma continuidade, mudamos de local, mas continuamos trabalhando em prol do jurisdicionado”, declarou a empossada.
A mesa de honra foi composta pelo vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luis Cláudio da Silva Chaves; pelo presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz; pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Antônio Dias Tóffoli; pela presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz; pelo ministro de Estado da Justiça, Torquato Jardim; pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge; pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg e pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Augusto Ramalho dos Santos.