“Ser advogado é continuar estudando o Direito, mesmo depois de vencer o exame da Ordem. É estar preparado para as causas que lhe são confiadas. Ser advogado nem sempre é ganhar, também nem sempre é perder, mas outras tantas vezes é estar atento para dar a melhor solução ao conflito, em busca da paz social”. A afirmação foi feita pelo advogado trabalhista César Alexandre Marinho, paraninfo da solenidade de entrega das carteiras aos novos advogados realizada nesta quarta-feira (13).
Em seu discurso durante a solenidade, a nova advogada e oradora da turma Fernanda Nery da Silva destacou que receber a tão sonhada carteira representa o início de nova etapa em sua vida. “É uma profissão que não nos permite covardia e que nos impulsiona a lutar diariamente por tudo aquilo que aprendemos e acreditamos. Devemos ter coragem para arriscar e perder, mas também para arriscar e ganhar”, afirmou.
O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, parabenizou os novos advogados e apontou alguns desafios que precisarão ser enfrentados. “A vida real da advocacia não é fácil. Saibamos ter o equilíbrio sempre com urbanidade e com firmeza na defesa de nossos clientes, sempre com lealdade e com assertividade, nunca no grito e na deseducação, por mais difícil que seja o momento”.
Além do presidente da Seccional e do paraninfo da turma, também compuseram a mesa o corregedor adjunto de Ética e Disciplina do Conselho Federal da OAB, Erik Bezerra; o conselheiro federal da OAB/DF, Severino Cajazeiras; o diretor tesoureiro da OAB/DF, Antônio Alves; os presidentes das Subseções do Gama e Santa Maria, Ceilândia, Sobradinho e São Sebastião Amaury Santos de Andrade, Edmilson Francisco Menezes, Marcio de Souza Oliveira e Valcides José Rodrigues de Sousa, respectivamente; os conselheiros Seccionais Fernando de Assis Bontempo, Manoel Arruda e Thais Riedel; o vice-presidente da Subseção de São Sebastião, Rodolfo Matos; o vice-presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Rodrigo Corrêa; o secretário-geral adjunto da Subseção de Samambaia, Elaine Ferreira Gomes; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Santana e o secretário-geral do Conselho Jovem da OAB/DF, Emanuel Salles.