Seminário na OAB/DF reúne comunidade diplomática para discutir relações internacionais

Brasília, 4/4/2016 – Em seminário realizado pela Comissão de Relações Internacionais da OAB do Distrito Federal, na última sexta-feira (1ª), a presidente da comissão, Clarita Costa Maia, e o consultor-chefe do Núcleo de Análise de Risco Político da Barral M Jorge & Associados, Gabriel Merheb Petrus, abordaram o processo de tomada de decisões do Brasil em relações internacionais sob aspectos jurídico e político.

O Seminário “Brazilian Decision Making Process on International Relations: Legal and Political Aspects” reuniu cerca de 20 representantes de embaixadas estrangeiras situadas em Brasília. Toda a palestra foi realizada em inglês, sem tradução simultânea. De acordo com Clarita, as comunidades têm dúvidas sobre tratados internacionais e essa foi uma oportunidade de levar esclarecimentos.

“Essa primeira palestra foi voltada para a comunidade diplomática que frequentemente se pergunta a respeito do tramite dos tratados internacionais no Congresso e de como as negociações internacionais são feitas. Eles têm dúvidas com relação ao enquadramento jurídico Constitucional e sobre como as negociações politicamente são levadas a cabo”, disse.

palestra 01-04-2016 016Clarita ressaltou que a “descrição e elegância” da comunidade diplomática acabam inibindo manifestações e opiniões durante a palestra. “Existe o imperativo da descrição e uma certa elegância de não manifestar determinadas opiniões e controvérsias políticas bilaterais que possa haver”. No entanto, ela disse já haver pedidos de conversas reservadas e pontuais a respeito da palestra.

O palestrante Gabriel Merheb elogiou a iniciativa da Ordem e ressaltou a importância dessa aproximação com a comunidade internacional, que inaugura essa fase da Comissão de Relações Internacionais e integra diplomatas estrangeiros em discussões que dizem respeito a aspectos políticos entre diferentes países.

“Essa iniciativa aumenta e contribui para que a entidade também participe do debate de questões políticas internacionais. O fato da Seccional estar sediada em Brasília é um fator de maior relevância para essa aproximação. É um sinal de que a OAB está se conectando na área internacional. É uma fase importante do país e eu acho que esse evento da OAB veio em boa hora”, destacou.

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF