Seccional recebe visita de desembargadores do TJDFT

TJ2O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, recebeu na última sexta-feira (7) visita de cortesia do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Mário Machado. O magistrado estava acompanhado do corregedor, desembargador José Cruz Macedo; do segundo vice-presidente, o desembargador J. J. Costa Carvalho; do presidente do Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico, desembargador Flávio Rostirola, e da desembargadora Simone Costa Lucindo. Pela OAB/DF, também participaram da reunião o secretário-geral Jacques Veloso; o vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Fernando Assis; a presidente da Comissão de Tecnologia da Informação, Hellen Falcão, e o presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Sebastião Duque.

Mario Machado falou da importância da harmonia entre as instituições. “A nossa visita tem o objetivo de reiterar que a administração do tribunal, como as gestões anteriores, vê essa harmonia com a OAB. Cada qual com as suas posições, mas caminhando sempre com o objetivo comum de engrandecer a nossa Justiça em prol do jurisdicionado”, disse.

TJ1Na ocasião, o presidente do Tribunal apresentou um projeto piloto, que deve ser implementado nos próximos meses, de julgamentos virtuais na Segunda Instância. Segundo o magistrado, os desembargadores indicarão quais processos admitirão julgamentos virtuais. Caso o advogado não deseje o julgamento online, será possível requerer a mudança, independente de fundamentação, em até cinco dias após a publicação. O corregedor Cruz Macedo também aproveitou a oportunidade para informar sobre o atendimento de um antigo pleito da advocacia. A partir desta semana, a interposição de agravos poderá ser feita nos protocolos expressos.

Costa Couto agradeceu a visita em nome da advocacia. “Identifico parceiros na produção do alcance de uma Justiça saudável e rápida. Encontro no tribunal amigos e parceiros neste projeto. A Casa está sempre aberta, me coloco à disposição para o que for útil”. O presidente da OAB/DF aproveitou a oportunidade para levar ao conhecimento dos membros da Corte vários outros pleitos da advocacia, tais como a construção de estacionamentos junto aos Fóruns de Brazlândia e de Planaltina e a necessidade de melhoras nos serviços da Vara Cível no fórum do Núcleo Bandeirante, diante do reduzido quadro de servidores.

TJ3Debateram ainda sobre os espaços concedidos à Ordem nos fóruns e sua necessidade de aumento, com a cientificação de que o número de advogados vem crescendo, contando com mais de 35.000 advogados ativos. O Presidente Mario Machado informou que o TJDF deve nomear mais servidores, ainda no ano 2016.

 

 

Foto: Valter Zica