A Seccional do Distrito Federal, por intermédio da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, realizou na noite da última quinta-feira (10) o segundo “Dia de Formação do Jovem Advogado”. Por meio de palestras temáticas e inspiradoras, o evento tem o propósito tirar as dúvidas e amenizar angústias que cercam aqueles que estão começando a trilhar um caminho profissional.
Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, apresentou a instituição aos novos advogados. Para que o advogado conheça sua casa, a vice-presidente explicou a estrutura interna. Falou sobre a diretoria, as comissões, as subseções. Ainda contou aos advogados sobre as melhorias que ocorreram ao longo deste ano no Clube dos Advogados, sobre o funcionamento da Escola Superior de Advocacia (ESA), os cursos oferecidos, a Caixa de Assistência aos Advogados (CAA/DF), bem como do suporte oferecido pela Ordem a todos os advogados do Distrito Federal.
“Contem conosco. Contem com a OAB. Contem com a Comissão de Prerrogativas, com a Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, com a Caixa de Assistência, com o Escritório Modelo. Nós estamos aqui para dar suporte a vocês. Nós estamos aqui de braços abertos para ajudá-los a caminhar no início, no meio e no fim da profissão”, disse a vice-presidente.
O secretário-geral da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Filipe Bianchini, apresentou para os jovens advogados os projetos desenvolvidos. Os programas, em sua maioria, buscam despertar empreendedorismo naqueles que estão ingressando na advocacia para que o jovem advogado se sinta confortável e guiado na hora de montar seu próprio escritório. “Há uma evolução constante no enfoque aos Jovens Advogados: primeiro foi na capacitação técnica, depois a necessidade de profissionalização da advocacia, e agora estamos focados em capacitar o jovem advogado para o empreendedorismo na sua carreira. A sociedade avança e o advogado deve se reinventar dentro do que permite o Código de Ética”, disse o secretário.
Fernando de Assis Bontempo, conselheiro e vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, e Mauro Lustosa, Procurador de Prerrogativas, esclareceram que a Ordem primeiro capacita o advogado e depois, caso seja necessário, posiciona o seu corpo de defesa das Prerrogativas para agir. Segundo Fernando de Assis “o primeiro defensor das Prerrogativas é o próprio advogado”.
Luis Gustavo Muglia, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), afirmou que a função do TED nesta gestão não é pura e simplesmente punitiva, o foco principal é dar uma função educativa. O presidente expôs que esta postura tem obtido resultados, visto que muitos dos advogados que uma vez são chamados ao TED não apresentam reincidência.
Maxmiliam Patriota Carneiro, secretário-geral da Caixa de Assistência aos Advogados (CAA/DF), apresentou os benefícios que a Caixa oferece àqueles que possuem a carteira da Ordem. “O valor anual pago por vocês pode facilmente ser revertido a seu favor caso usem os benefícios oferecidos”, disse o secretário ao se referir aos convênios firmados pela Caixa que garantem descontos em áreas, como alimentação, entretenimento, saúde e diversas outras.
Hamilton Amoras, coordenador-geral do Escritório Modelo da Seccional, contou que a principal função do Escritório é auxiliar os advogados com questões práticas do dia a dia. Funcionando na sede da Seccional do Distrito Federal (516 norte), o escritório oferece salas para atendimento de clientes, orientação jurídica para a escolha da ação adequada ao caso concreto, elaboração de contratos e cobrança de honorários, consultoria para gestão, planejamento e marketing jurídico entre outros serviços. A função do Escritório Modelo é servir de incubadora de escritórios de advocacia.
O Dia de Formação do Jovem Advogado, organizado pela comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, foi o segundo desta gestão e contou com o apoio do Conselho Jovem e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF).