Os advogados militantes de Ceilândia que estiveram no Fórum Desembargador José Manoel Coelho nesta quarta-feira (9) puderam resolver questões junto à OAB/DF, além de usufruírem dos serviços da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF), com a passagem pela cidade do projeto Seccional Itinerante. O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, despachou assuntos diversos com advogados da cidade e aproveitou para levar ao juiz e diretor-geral do Fórum de Ceilândia, João Paulo das Neves, a proposta de compartilhamento de área para novo estacionamento no tribunal.
“É uma alegria passar pelos fóruns do Distrito Federal, dialogar com a advocacia e identificar as dificuldades locais, sempre buscando diálogo e resolução, como fizemos sacramentando o compartilhamento do estacionamento da Defensoria Pública”, ressaltou Costa Couto. O termo de compromisso entre a Ordem dos Advogados e a Defensoria Pública estabelece um regime de mútua cooperação voltada para o compartilhamento de vagas de estacionamento físico de propriedade da Defensoria Pública no terreno situado atrás do fórum.
Para o magistrado, a iniciativa da Ordem facilitará a vida não só dos advogados, mas também dos servidores que poderão usar o estacionamento, uma vez que o espaço do fórum não comporta a demanda. “É uma iniciativa muito boa no sentido de possibilitar o compartilhamento com os servidores, já que aqui temos uma grande dificuldade de fornecer estacionamento para todos”, afirmou. A Ordem providenciará as adequações necessárias, incluindo acessibilidade à área.
Juliano Costa Couto andou pelo fórum e ouviu demandas da advocacia acompanhado do secretário-geral da Subseção de Ceilândia, Newton Rubens, da secretária-geral adjunta, Cecília Viana, do conselheiro federal Severino Cajazeiras e dos conselheiros seccionais Cleider Rodrigues, Erich Endrillo, Ewan Teles, Fernando Assis e Ildecer Amorim. A visita também se estendeu à coordenadora da Defensoria Pública de Ceilândia, Andréia Susi Leardini.
Em sua segunda edição, o projeto Seccional Itinerante tem o objetivo de estreitar o contato entre a Sede e as Subseções. Na sala de apoio aos advogados, situada dentro do Fórum, a Seccional levou serviços como protocolo, tesouraria, comissão de seleção, prerrogativas, certificado digital, além de o presidente da OAB/DF ter ouvido reivindicações locais da advocacia. Parceira no projeto, a CAA/DF esteve presente oferecendo serviços de manicure, massagem relaxante, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
O presidente da Subseção de Ceilândia, Edimilson Francisco de Menezes, ressaltou que o projeto tem trazido muitos benefícios aos advogados locais, além de estreitar o contato com a diretoria do Fórum. “Eu entendo de suma importância essa aproximação da Seccional. É uma integração que tem gerado bons resultados. Os advogados utilizam bastante os serviços da OAB e com os serviços da Subseção aqui, eles também aproveitam para resolver essas outras questões que só podem ser resolvidas na Seccional”, afirmou.
O advogado Cleiton Almeida, militante da região de Ceilândia, destacou as facilidades proporcionadas com a Seccional presente no Fórum da cidade. “Acho muito gratificante para o advogado, que na correria do dia a dia não consegue resolver muitas coisas e se deslocar até a Asa Norte. Enquanto protocola uma petição ter um atendimento que só é encontrado na Seccional é uma coisa fantástica. Para ir até a OAB é muito complicado, é distante, a gente tem sempre muito compromisso diário e esse contato é bem interessante”.
Foto: Valter Zica