A OAB/DF iniciou um projeto piloto no Brasil. Em novembro de 2017 a Seccional firmou convênio com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para cadastramento dos advogados no sistema online do INSS. A iniciativa visa que os advogados potencializem seus trabalhos e ganhem tempo na hora de utilizar os serviços. O posto funciona no térreo da sede da OAB/DF, na 516 norte, na sala do Escritório Modelo.
Desde a abertura do projeto, 220 advogados entraram com o cadastramento, extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) e requerimento administrativo na Agência Digital do INSS, ela foi criada para uma facilidade ao advogado que atua na área por não precisar ir até a agência física. O serviço é exclusivo da Seccional do Distrito Federal.
A presidente da Comissão de Seguridade Social, Thais Riedel, observou que este projeto é proveitoso por modernizar o atendimento administrativo do INSS. “A ideia é que a gente possa dar como opção ao advogado a possibilidade de fazer os seus requerimentos administrativos, pedidos de extratos e demais serviços do seu próprio escritório, sem precisar se deslocar”, esclareceu.
O Conselheiro Seccional e vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF, Fernando Assis, apontou que a Previdência Social se insere em uma das áreas públicas de maior atuação do advogado. “A defesa dos influenciados é historicamente uma das zonas de maior conflito na defesa das prerrogativas dos advogado. Com isso a solução através do convênio se torna efetiva e garante a melhor situação do advogado”.
Na página principal da OAB/DF está disponibilizado um manual que ensina o passo a passo de como fazer um requerimento junto ao INSS. O material conta também com um modelo de representação que autoriza o advogado a representar o seu cliente perante ao órgão. Confira o manual de como fazer um requerimento.