Nesta quinta-feira (18/07), representantes da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) foram recebidos pelo juiz da Diretoria do Foro da Justiça Federal da 1ª Região, Márcio Barbosa Maia, para discutir o aprimoramento do funcionamento da justiça federal e atendimento ao jurisdicionado.
A reunião, que teve a participação do secretário-geral, Paulo Maurício Siqueira, abordou temas como: extinções de processos por declínio de competência, pela ausência da aplicação do Princípio da Jurisdição Universal; Tratativa para dar celeridade nos pagamentos de RPV’s, sugestão de implementação da sistemática aplicada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios por meio de transferência eletrônica; e Atualização a respeito da implementação do SIREA – Sistema desenvolvido pelo TRF-1 em parceria com o Conselho Federal da OAB, que visa facilitar o pagamento de precatórios e RPVs.
Paulo Maurício destacou a importância dessa interação. “A advocacia tem projetos comuns com o Poder Judiciário, para melhor atender a sociedade. Somaremos esforços para que a Justiça chegue cada vez mais perto das pessoas.”
Também foram discutidas a celeridade processual e atendimento de advogados por magistrados nas Varas Federais e a descentralização de serviços da Justiça Federal por meio da criação de postos avançados nas regiões administrativas para melhor atender o jurisdicionado.
Representando a OAB/DF, também participaram da reunião Wanessa Aldrigues, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/DF e vice-presidente da Comissão de Prerrogativas com atuação da Justiça Federal; Gustavo Sampaio Cheregati, membro da Comissão de Direito Previdenciário e coordenador do grupo de trabalho junto a Justiça Federal; e Guilherme Portela, coordenador da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas.
Jornalismo OAB/DF