Cerca de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade dormiram mais aquecidas na noite desta quinta-feira (25/7). São famílias que receberam cobertores e agasalhos doados pela população e por empresas à seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF).
Vinte e cinco voluntários tem participado das entregas em diferentes pontos do Distrito Federal. Nesta quinta-feira, o grupo passou pela Rodoviária do Plano Piloto, por ocupações na Asa Norte e nas proximidades da Universidade de Brasília (UnB), do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e do Instituto Hospital de Base (IHB).
Foram distribuídos 60 cobertores e duas caixas de roupas usadas, entre calças, blusas e casacos para adultos e crianças. As famílias receberam também sopa e pão doados por um restaurante do Distrito Federal. Crianças, homens e mulheres foram contemplados.
Campanha
A ação faz parte da Campanha do Agasalho 2019, organizada pela Comissão OAB Social e pela Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante. As arrecadações, que contam ainda com as parcerias da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) e da Associação de Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (AATDF), começaram em 15 de junho e seguem até a próxima quarta-feira (31/7).
Para a presidente da Comissão OAB Social, Francisca Aires de Lima Leite, a entrega é uma realização social e pessoal. “É sempre bom ajudar as pessoas e saber que o bem deve ser feito em qualquer situação”, acredita.
Membros da Comissão de Acompanhamento do Sistema Penitenciário da OAB/DF também ajudaram na ação. “A responsabilidade quanto à questão social não é só do Estado, mas nossa também, do cidadão”, comentou a presidente da Comissão, Cláudia Duarte. “Sabemos que não vamos resolver essa situação sozinhos, mas se cada um fizer um pouquinho podemos ajudar a mudar a vida de pelo menos uma parte dessas pessoas”, completou.
Próxima entrega
Neste sábado (27/7), entre 15h e 18h, a caravana de doações passará pela Upis, unidade Asa Sul. Por lá, está sendo organizada uma ação social do Movimento Maria Cláudia Pela Paz. A OAB/DF cederá 100 cobertores. O evento contará com a presença de crianças e idosos carentes.
A Polícia Civil acompanhou a ação desta quinta-feira.
Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica