OAB/DF celebra o Dia da Mulher com solenidade especial de entrega de carteiras

Para comemorar o Dia da Mulher, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou na última sexta-feira (08/03), uma cerimônia de entrega de carteiras especial em celebração a data dedicada às mulheres. O evento recebeu 45 novas advogadas nos quadros da Ordem.

_ROB3498

O presidente OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr. abriu a cerimônia e destacou a relevância do evento e o compromisso da instituição em promover a igualdade de gênero. “Ter todo o nosso sistema OAB apoiando e reconhecendo o trabalho das mulheres é uma honra para nós desde o início da nossa gestão, lá em 2019”, declarou.

Em seu pronunciamento, Lenda Tariana, vice-presidente da Seccional, ressaltou que o dia é especial para promover a igualdade. “Você mulheres, não se comparem com outras mulheres, pra que você possa seguir o seu caminho da melhor maneira que você entender e quiser seguir o seu caminho. Que a gente não seja julgada, e talvez o dia hoje seja especial por isso, para que a gente não seja diminuída por sermos mulheres. E esse é o ponto. Que a gente não seja diminuída pela nossa textura, pelo nosso cabelo, pela cor das nossas unhas ou pela cor das nossas roupas. A gente tem que estar lutando. É tempo de luta!”, expressou.

A oradora da turma, Gabrielle Alves de Paula, comemorou os avanços das mulheres na sociedade. “Antes de sermos rotuladas por qualquer profissão, somos mulheres. Somos diversas em nossas experiências, em nossos sonhos e em nossas jornadas. Cada uma de nós carrega consigo uma história única, repleta de desafios superados, noites mal dormidas, portas fechadas, dúvidas e descobertas. Cada uma sabe o impacto dos seus atravessamentos, sejam de privilégios ou opressões de raça, de classe, de orientação sexual. Não podemos nos iludir, diante de nós estão inúmeros desafios. O Judiciário é hostil. Então, que saibamos ocupar, resistir e demarcar. E não, não podemos nos iludir, mas podemos esperançar.”

_ROB2091

Abordando o papel da mulher na política e os desafios do empoderamento feminino, Eliana Calmon Alves, advogada e ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi paraninfa da solenidade, afirmou: “Os movimentos feministas tiveram vitórias significativas ao longo dos anos, conquistando direitos e lutando contra a discriminação e violência. O empoderamento das mulheres gerou uma consciência coletiva de luta contra o machismo e pela igualdade. No entanto, ainda há desafios, especialmente na participação política das mulheres no Brasil e na América Latina.”

_ROB2353

Homenagens

A diretora de comunicação da OAB/DF, Raquel Cândido, reconheceu a importância da data. “Eu tenho muito orgulho de ver essa mesa cheia, eu tenho muito orgulho de ver o trabalho que cada uma dessas mulheres brilhantes tem feito aqui na OAB. E esse dia de hoje é muito simbólico, mas ele é um dia dentro de outros que a gente está ali todo dia levantando mães, mulheres, filhas, cuidando das pessoas, fazendo o trabalho e brilhando no mundo. Parabéns pais e irmãs, que vocês estão acontecendo aqui na frente. Parabéns a vocês por terem continuado a caminhar e vencido.”

Roberta Queiroz, secretária-geral adjunta da Seccional do DF, destaca a importância de valorizar as conquistas das mulheres. “Nós, mulheres, devemos ressaltar e valorizar as nossas glórias. E olhar pra trás e conhecer o caminho daquelas que estiveram antes de nós aqui. Desse mundo, lutando, qualquer que seja a profissão, não só na advocacia. Então essa casa é uma casa que acolhe as mulheres. Por meio dos homens e das mulheres. E vocês que estão chegando aqui hoje, que já chegam num mundo um pouco diferente do mundo que nossas mães, nossas avós, nossas bisavós enfrentavam, porque eu sempre falo nas minhas aulas”, disse.

Acesse as fotos da solenidade

Jornalismo OAB/DF