NOTA PÚBLICA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECCIONAL DO DISTRITO FEDERAL
A Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal, vem a público manifestar total repúdio à colagem de cartazes com conteúdo anti semita na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF, bem como se solidarizar com a comunidade judaica.
O incidente, ocorrido na quinta-feira (18), denota atos de intolerância religiosa e violação criminosa. A Constituição da República Federativa do Brasil, prevê no seu art. 5 o , inciso VI, a inviolabilidade à liberdade de consciência e crença, fazendo com que toda e qualquer conduta que viole a liberdade religiosa seja combatida pelas autoridades públicas.
A construção de uma sociedade livre, justa e republicana pressupõe o reconhecimento da legitimidade de todas as religiões, o respeito à liberdade religiosa do cidadão e das religiões.
Repudiamos todo tipo de hostilização, perseguição, preconceito e discriminação. A OAB/DF fica à disposição das vítimas de mais essa barbárie para cobrar e exigir providências para que esse episódio seja exemplarmente elucidado formando uma pedagogia social que fatos como esse não se repitam no Distrito Federal.
Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal
Comissão de Liberdade Religiosa