A Comissão de Igualdade Racial e a Presidência da OAB-DF solidarizam-se com todas as pessoas que sofrem com o racismo, assim como aconteceu com o Dr. Ricardo Viana, Delegado da Polícia Civil e chefe da 3ª DP do Cruzeiro. Ele foi vítima de ofensa racista na noite de ontem (7/8). Leia mais aqui: https://glo.bo/3fHxQ7G.
A Seccional DF está de portas abertas para prestar todo o auxílio necessário ao Dr. Ricardo Viana.
A OAB-DF repudia qualquer ato discriminatório desta espécie, ou de qualquer natureza.
Ontem, poderia ter sido um dia atípico, diante dos estarrecedores casos de racismo que vimos ganhar espaço na mídia, mas não foi. Infelizmente, foi um dia como qualquer outro em que ficou expresso que o absurdo perdeu a vergonha.
A exclusão racial, que é um fato desde o início do Terra Brasilis, agora está espetacularizada. Não adianta dizer que os casos aumentaram, pois, na verdade, só estão mais expostos.
Isso quer dizer que os protagonistas do racismo acabam ganhando, a cada dia, mais coragem de mostrar a sua cara, sem qualquer constrangimento.
Essa exposição constante demonstra o quão terrível é a situação, e como todos que não são racistas e não compactuam com tal prática criminosa devem erguer suas vozes.
É imperioso sairmos das redes, das hashtags, e partirmos para ação, para a contenção deste crime que mata e exclui.
O silêncio e a conivência encorajam esse tipo de crime. Chega! É preciso união e conscientização contra tais atos bárbaros, de modo a extirpar o racismo da sociedade.
Não há saída rápida e nem fácil. É preciso olhar para o futuro e educar a sociedade, mas, sobretudo, conter, desde já, a prática racista, especialmente, com as consequências jurídicas cabíveis, após devido processo legal.
Josefina Serra dos Santos, Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF
Délio Lins e Silva Jr, presidente da OAB-DF