A ética na advocacia foi destaque na fala da vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, durante a entrega de carteiras que ocorreu na tarde desta terça-feira (11). Daniela ressaltou a postura da Ordem em advertir, quando necessário, qualquer atitude errônea por parte dos advogados.
“Vocês estão saindo daqui hoje para exercer, da melhor forma possível, a advocacia. Nunca retornem a esta Casa pelo primeiro andar, onde fica o Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Nós somos implacáveis com aqueles que se desvirtuam do caminho. Honrem a nossa profissão. Honrem a nossa Casa”, afirmou.
O paraninfo da turma, Luiz Felipe Ribeiro Coelho, membro honorário vitalício da OAB/DF, ressaltou a obrigação que os advogados possuem, perante a sociedade, de defender os direitos dos cidadãos. “A Ordem dos Advogados ganhou essa dimensão constitucional que todos nós conhecemos exatamente pela defesa dos direitos básicos da cidadania. Essa grandiosidade se deu pela defesa da sociedade e da democracia brasileira” afirmou o paraninfo.
André Castelo Branco, orador da turma, expôs a obrigação do advogado perante a boa administração da Justiça. “Diante dos desafios da carreira devemos ser intensos e inquietos. A advocacia é o não a resignação. Nós temos a capacidade de mudar a vida das pessoas. Portanto, busque isso incessantemente para que façamos a diferença no mundo”.
Compuseram a mesa da cerimônia a vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira; o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o diretor tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves; o secretário-geral da CAA/DF, Maxmiliam Patriota; o presidente da Subseção de Ceilândia, Edmilson Menezes; o conselheiro Federal, Severino Cajazeiras, os conselheiros Seccionais, Cristina Tubino, Denise Andrade Fonseca, Silvestre Rodrigues; a membro da Comissão dos Advogados Públicos, Cristiane Nóbrega; a coordenadora da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) de Santa Maria, Núbia Bragança.