Brasília, 18/8/2015 – O membro honorário vitalício e ex-presidente da OAB/DF, Esdras Dantas de Souza, foi reconduzido, nesta terça-feira (18), ao cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), para o biênio 2015/2017. A solenidade realizada na Procuradoria-Geral da República contou com a presença do vice-presidente da Seccional, Severino Cajazeiras, do secretário-geral adjunto, Juliano Costa Couto, e do presidente da CAA/DF, Ricardo Peres.
Em nome da entidade, Costa Couto disse que “a recondução do conselheiro Esdras Dantas é o coroamento de uma brilhante carreira e o reconhecimento dos relevantes serviços prestados não só à advocacia, mas a toda a sociedade”.
Durante a solenidade, o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que constantemente a sociedade é surpreendida com novas, e cada vez mais graves, notícias de violações a direitos fundamentais e desvios de conduta, em clara ofensa aos princípios administrativos e às leis do país. “É nesse cenário, caríssimos conselheiros, que aguardamos que a atuação de Vossas Excelências venha efetivamente contribuir para a realização dos objetivos fundamentais da República, que são de construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, afirmou o PGR.
Ainda estiveram presentes na posse o presidente da Subseção de Taguatinga, Nadim Tannous, seu antecessor Sérgio Antonine, os conselheiros seccionais Alexandre Queiroz, Maxmiliam Patriota, Elaine Starling, Gabriela Rollemberg e Leonardo Mundim, além do presidente da Comissão das Olimpíadas 2016 e Grandes Eventos Glauco Alves e Santos, do fundador do Clube dos Advogados, Geraldo Magela, e da advogada Renata Vianna.
Biografia
Esdras Dantas de Souza irá cumprir o segundo mandato junto ao CNMP. Com total apoio da entidade, ele foi reconduzido como representante da advocacia no Conselho em sessão plenária do Conselho Federal realizada no dia 17 de maio. Advogado há 35 anos, atuando na OAB há 32, Esdras foi conselheiro seccional por cinco mandatos consecutivos, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, presidente da Fundação de Assistência Judiciária, diretor 2º Secretário, diretor tesoureiro e presidente da OAB/DF por dois mandatos consecutivos (1991 a 1995). No Conselho Federal da OAB foi conselheiro por quatro mandatos consecutivos, diretor-tesoureiro e presidente da Terceira Câmara.
Conselheiros
Empossados em 12 de agosto, os conselheiros reconduzidos foram o procurador de Justiça Militar Antônio Pereira Duarte; o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso Marcelo Ferra; o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Cláudio Portela.
Por sua vez, os conselheiros empossados para o primeiro mandato foram o subprocurador-geral do Trabalho Otávio Brito; o procurador de Justiça do Estado de Roraima Fábio Stica; o promotor de Justiça do Estado de Sergipe Orlando Rochadel e o juiz de Direito Sérgio Ricardo de Souza. Rodrigo Janot aproveitou a oportunidade para saudar os ex-conselheiros Jeferson Coelho, Jarbas Soares Júnior, Alessandro Tramujas e Alexandre Saliba, cujos mandatos terminaram em 11 de agosto.
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF