Nesta quarta-feira (10/07), novos profissionais prestaram o juramento da Ordem em uma cerimônia realizada pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Na solenidade, 55 novos advogados e advogadas proferiram o juramento da advocacia.
Durante o evento, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., destacou as conquistas da instituição desde o início de sua gestão em 2019. “Quando assumimos, não era como é hoje. Hoje, temos uma advocacia paritária em gênero dentro da OAB, com 50% de homens e mulheres. Alguns dizem que a OAB não serve para nada, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Aqui na OAB/DF, vocês terão a anuidade mais barata do Brasil. Conseguimos implementar isso desde 2019, e temos orgulho de dizer que a nossa anuidade para a jovem advocacia continua sendo a mais barata.”
Na cerimônia, a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, enfatizou a diversidade das trajetórias na advocacia e aconselhou os novos advogados a não se compararem. “Quando falamos de carreira, especialmente em um dia tão especial como hoje, um dia de festa e comemoração, gosto de ressaltar a importância de vocês não se compararem. Precisamente porque a advocacia é extremamente plural, cada um aqui tem uma jornada diferente. Especialmente porque estamos falando de carreiras públicas, temos advogados e advogadas que estão pegando suas carteiras com trajetórias completamente distintas.”
A oradora da turma, Lara Pimenta Neves, reforçou a importância do aprendizado contínuo na advocacia.“Não podemos esquecer que a advocacia é uma profissão de constante aprendizado. O Direito é dinâmico e está em constante evolução; portanto, devemos nos manter sempre atualizados, buscando aperfeiçoamento contínuo para que possamos oferecer a melhor defesa aos nossos futuros clientes e contribuir para o desenvolvimento da justiça. Seremos os guardiões do futuro da justiça. Vamos continuar a desafiar o status quo, a inovar e a lutar pela igualdade perante a lei.”
A paraninfa da turma, Karla Nascimento, analisou a necessidade de pensamento crítico e inovador na profissão. “Cada caso que vocês enfrentarão será único e, muitas vezes, as respostas não estarão nos livros. Em momentos como esses, a capacidade de pensar de maneira diferente se tornará crucial para o sucesso profissional. Lembrem-se de que grandes advogados não são aqueles que decoram leis e jurisprudências, mas aqueles que conseguem ver além do óbvio, que enxergam possibilidades onde outros veem obstáculos.”
Em nome das subseções, Graciela Slongo, presidente da Subseção do Gama, falou sobre as mudanças na representatividade de gênero dentro da OAB/DF. “Hoje, embora ainda haja muitos homens e menos mulheres, essa realidade vem mudando nos últimos anos. Firmem seus pés nos seus espaços, busquem seus espaços como representantes e líderes nos seus escritórios e instituições. Homens, inspirem-se nesta gestão e diretoria da OAB/DF, a primeira a realmente instituir a paridade de gênero, dando voz e vez a todos, e defendendo também as cotas raciais.”
Jornalismo OAB/DF