Com apoio da OAB/DF, Esdras Dantas é reconduzido ao CNMP

Brasília, 17/05/2015 – Com total apoio da Seccional da OAB do Distrito Federal, o membro honorário vitalício Esdras Dantas de Souza (foto) foi reconduzido como representante da advocacia no Conselho Nacional do Ministério Público (biênio 2015/2017) em sessão plenária do Conselho Federal realizada neste domingo (17). O presidente da Seccional, Ibaneis Rocha, compareceu à sessão ao lado de toda a Diretoria. Esdras Dantas de Souza e Walter de Agra Júnior continuarão seus trabalhos como integrantes da advocacia junto ao CNMP.

Os cinco candidatos ao cargo – houve uma desistência – foram sabatinados pelo Conselho Pleno da OAB e responderam questões sobre a atuação do Ministério Público em casos como os sistemas de vigilância, a autonomia para investigar e criminalização da advocacia.

Os representantes da OAB/DF no Conselho Federal – Felix Palazzo, Aldemario Araújo Castro e Marcelo Lavocat Galvão – votaram em peso a favor de Esdras Dantas, que somou 28 votos pela recondução. Em mensagem, o presidente Ibaneis agradeceu:

“Quero agradecer a toda a Diretoria, conselheiros federais e seccionais e aos advogados do Distrito Federal o integral é importante apoio a recondução do ex-presidente e conselheiro nacional do ministério público Esdras Dantas de Souza. A nossa união fez e faz a diferença. A todos o meu muito obrigado”.

Na última quinta-feira (14), Esdras compareceu à sessão plenária da OAB/DF para agradecer o apoio da entidade e destacou o empenho do presidente Ibaneis em apoio ao seu nome. “Quero deixar registrado que se for reconduzido, serei sempre grato ao presidente Ibaneis, aos diretores e conselheiros desta casa”, disse.

Além de Ibaneis, compareceram à sessão o vice-presidente Severino Cajazeiras; a secretária-geral Daniela Teixeira; o secretário-geral adjunto, Juliano Costa Couto; o diretor-tesoureiro, Antonio Alves, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF), Ricardo Peres.

Esdras Dantas de Souza é advogado há 35 anos, atuando na OAB há 32. Na Seccional do Distrito Federal foi conselheiro por cinco mandatos consecutivos, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, presidente da Fundação de Assistência Judiciária, diretor 2º Secretário, diretor tesoureiro e presidente da OAB/DF por dois mandatos consecutivos (1991 a 1995). No Conselho Federal da OAB foi conselheiro por quatro mandatos consecutivos, diretor tesoureiro e presidente da Terceira Câmara.

Walter de Agra Júnior é graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1994) e possui mestrado em Direito Processual pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Foi conselheiro seccional na Paraíba por três triênios, de 1997 a 2006, e é conselheiro federal da OAB, com mandato até 2016, tendo exercido a presidência da Comissão Nacional do Exame de Ordem de 2010 a 2013.

Os advogados eleitos pela entidade serão agora sabatinados pelo Senado Federal.

Comunicação social – jornalismo

OAB/DF