Advogados voluntários atendem mais de 250 pessoas no Dia do Consumidor

Brasília, 15/3/2016 – Frequentadores da rodoviária do Plano Piloto tiveram a oportunidade, nesta terça-feira (15), de serem atendidos gratuitamente por advogados da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/DF. Mais de 250 pessoas procuram auxílio dos profissionais para sanar dúvidas ligadas, muitas vezes, a telefonia, plano de saúde, contratos imobiliários e TV a cabo.

Presente na ação, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, salientou o papel social da Ordem. “Tivemos hoje um evento maravilhoso, no qual a Comissão de Direito do Consumidor exerceu seu papel social. É motivo de orgulho contar com a força de trabalho dos advogados em prol da sociedade”.

consumidor e presidenteO presidente da Comissão, Fernando Martins, disse que a ação tem como finalidade tornar o Direito do Consumidor mais próximo da população. “Identificamos que o consumidor, muitas vezes, sequer sabe de seus direitos”, pontuou. “Uma das principais funções da OAB é cuidar da sociedade. É isso que a nossa Comissão faz para que a sociedade conheça cada vez mais seus direitos”. Martins salientou que a Seccional possui diversos outros projetos em prol da população, como palestras em faculdades e escolas.

Para Valéria da Costa, 48 anos, a passagem pela Rodoviária do Plano Piloto rendeu uma orientação sobre como agir com o problema adquirido ao fazer uma compra em uma loja de eletrodomésticos. No momento da compra, Valéria se atentou apenas às explicações dadas pelo vendedor sobre o prazo de entrega, prazo esse que não foi cumprido. No entanto, o problema já estava previsto no contrato assinado no ato da compra, que dava um prazo diferente. Como a maioria dos consumidores, Valeria não leu o contrato.

consumidores“Eu vim pedir um esclarecimento. Apesar de eu já ter ido ao Procon, as explicações aqui foram ainda melhores. Vou seguir o recomendado e tentar, na própria loja, uma solução amigável. Eu confiei na palavra do vendedor. Caso não resolva, aí vou à Justiça”, ressaltou.

Já para Ivan Fernandes, empresário e morador da Vila Planalto, a orientação foi sobre operadora de TV e internet, uma das campeãs de reclamações durante todo o dia. Fernandes, que precisa da internet para trabalhar, tem sofrido constantes quedas na rede da operadora contratada. Já com inúmeras ligações para tentar uma solução, sendo todas sem sucesso, ao saber que a OAB/DF estaria na Rodoviária, o empresário aproveitou para pegar algumas informações.

“Agora vou ao Procon e caso eles não resolvam vou procurar a Justiça. Já tenho orientações sobre quais documentos vou precisar e sobre como funciona uma ação no Judiciário. Eu ia entrar direto com uma ação, mas o advogado me aconselhou a ir primeiro ao Procon”, salientou.

Direito do consumidorOABAlém do vice-presidente da Comissão, Vinicius Fonseca dos Santos e
Silva; da secretária-geral, Aline Enéas Barreto; e da secretária-geral adjunta, Alyxandra Pires França Mendes, foram advogados voluntários na ação:

Ana Luíza Nascimento de Andrade;
Aylon Estrela Neto;
Benjamim Barros;
Bruno Borges Junqueira Tassi;
Bruno Caleo Araruna de Oliveira;
Carolina Maria Volnei Costa Moreira;
Daniela Ferretto Caetano;
Daniel Marcos Moreira dos Santos;
Débora Ferreira Machado;
Diego de Barros Dutra;
Eduardo Braz de Queiroz;
Elton Santos Cardoso;
Elziene Carvalho Moreira;
Eric Avelar Gonçalves;
Fabio Rogério Trevisan;
Francineide Moita de Vasconcelos Andrade;
Gustavo Campos Alvares da Silva;
Israel Mascarenhas Jacintho;
Inoilson Queiroz;
Juliana Barreto Spindola de Ataídes;
Kleber de Miranda Barreto Gomes;
Leandro Brandão Sousa Ramos Marinho;
Lucas Mesquita de Moura;
Marcus da Costa Guimarães;
Maria Nilsa Menezes Gonçalves;
Myriam Ribeiro de Abreu;
Priscilla Carneiro Chater;
Rafael Augusto Braga de Brito;
Raffael de Lucca Masullo;
Renato Couto Mendonça;
Ricardo Sakamoto de Abreu;
Simone Maria Silva Magalhães;
Thaís Pereira Maldonado; e
Thaís Pereira Maldonado.

 

Comunicação Social – OAB/DF
Fotos: Valter Zica