2º Eixão Atípico da OAB/DF promove inclusão e conscientização sobre autismo

Com o tema “Autismo na Sociedade”, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, no último domingo (22/09), o 2º Eixão Atípico, evento dedicado à inclusão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

MVS_1599

Organizado pelas Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Autismo, o encontro teve como o objetivo estimular o convívio social e promover a integração, além de sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão social das pessoas com deficiência.

Com uma programação diversificada, a ação contou com atividades como música, dança, aulas de boxe, tai chi chuan, aula de psicomotricidade, oficinas de musicalização, terapia ocupacional, pintura, auriculoterapia e rodas de conversa, oferecendo opções para todas as idades. Além disso, houve a distribuição de picolé, água, algodão-doce e pipoca aos presentes.

MVS_2017

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., esteve presente na 2ª edição do Eixão Atípico e destacou o comprometimento da Ordem com a inclusão das pessoas com deficiência. “A OAB/DF tem trabalhado incansavelmente em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e eventos como este são fundamentais para reforçar nosso papel na promoção da conscientização e assegurar que todos ocupem seu lugar na sociedade.”

Paulo Maurício Siqueira, secretário-geral da OAB/DF, ressaltou a importância do 2⁠º Eixão Atípico como um evento inclusivo e acolhedor. “O Eixão Atípico coloca todo mundo junto, as pessoas com autismo convivendo com todos aqui no Eixão. A gente cresce com eles e eles crescem conosco, em um clima de muita alegria.”

Flávia Amaral, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, destacou o impacto da iniciativa. “O objetivo é proporcionar um convívio efetivo entre pessoas típicas e atípicas, reduzindo, aos poucos, a discriminação por meio da informação e de atividades inclusivas. Isso traz esperança e alegria tanto para a sociedade quanto para a OAB/DF, que valoriza essa pauta.”

Gerson Wilder, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, destacou a importância de dar visibilidade à causa. “Estamos aqui no Eixão Atípico, fazendo e exercendo política pública, porque estamos reverberando a causa dos nossos irmãos e irmãs autistas. Precisamos garantir que o direito dos autistas, o direito das pessoas, como um todo, seja respeitado.”

Felipe Ryudi Yoshino, participante do evento e pessoa com TEA, ressaltou a relevância de eventos como esse para a comunidade autista. “A promoção desse tipo de evento é muito importante, não só para o governo, mas também para a conscientização das pessoas. Conheço muitos adultos que vivem isolados porque a sociedade não entende as dificuldades do espectro. Iniciativas como essa nos mostram que não estamos sozinhos e que é possível criar uma rede de apoio e compreensão.”

MVS_1557

O participante e pessoa com TEA, Luiz Sérgio Dantas, também elogiou a iniciativa. “Confesso que gostei demais, o pessoal pensou muito bem, principalmente na questão da alimentação saudável. As crianças autistas parecem as mais felizes aqui. É importante ter mais eventos assim, que tragam mais pessoas do espectro e promovam a inclusão. Isso alegra tanto as crianças quanto os jovens e adultos.”

Veja as fotos do evento.

Jornalismo OAB/DF