27/04/2012
Mariana Niederauer
Desde segunda-feira (23/4) o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo (D), participa das negociações sobre a greve dos professores
Terminou por volta das 19h desta sexta-feira (27/4) a reunião entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e representantes das entidades civis e da bancada federal para negociar o fim da greve dos professores da rede pública do DF. Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Francisco Caputo, que participou do encontro, o fim da greve está próximo. Segundo Caputo, os representantes se reunirão com os professores para definir uma pauta mínima de reivindicações e levá-la ao GDF. A nova reunião com o governo deve acontecer nos próximos dias.
“O nosso primeiro compromisso era a retomada das negociações, que ficaram suspensas depois da ocupação”, disse o presidente do OAB/DF. “Ficou estabelecido que nó vamos ficar em permanente contato, para construir uma proposta para pôr fim à greve”, completou. Para Caputo, a saída pacífica dos professores, que ocupavam o 6º andar do anexo do Palácio do Buriti desde ontem (26/4), contribui para a retomada das negociações. “O governo já tinha avançado bastante nas negociações. Acho que estamos muito perto de uma definição positiva. Há boa vontade de ambos os lados”, afirmou.
Em assembleia na manhã desta sexta-feira (27/4), os professores decidiram continuar a greve, iniciada em 12 de março. Cerca de 2,5 mil docentes participaram. Desde a manhã da última quinta-feira (26/4) cerca de 70 grevistas acampavam no edifício, que abriga a Secretaria de Estado de Administração Pública. A próxima assembleia está marcada para a próxima quarta-feira (2/5), às 9h30, na Praça do Buriti.