Nesta quinta-feira (09/06), durante sessão do Conselho Pleno da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), a conselheira seccional Thayrane Evangelista deixou o cargo e leu carta de renúncia aos presentes, dando exemplo de coerência e transparência ao se declarar participante na disputa eleitoral.
O presidente OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, determinou o afastamento de membros que sejam pré-candidatos políticos declarados. A resolução foi publicada no dia 13 de maio de 2022 e é uma ação inédita no Sistema OAB, que visa manter a ética e dissociar a instituição de qualquer ideologia política. A Resolução estabelece, também, a proibição de uso de locais institucionais da OAB para manifestações políticas e partidárias, como espaços físicos, redes sociais e eventos.
Na carta de renúncia, Thayrane Evangelista parabenizou a Diretoria, em nome do presidente Délio, pela iniciativa e por entender que a OAB/DF necessita ser apartidária. “Eu, no meu foro íntimo, falei com o Délio da necessidade de me afastar das funções, pois temos que dar o exemplo de não uso da máquina. A OAB/DF é extensão da minha família. E foi assim que sempre exerci a advocacia. Lá tive exemplos que moldaram o meu caráter. Foi com eles que aprendi que excesso de zelo é essencial na nossa profissão.”
A ex-conselheira completa dizendo que tem orgulho do que fez pela advocacia brasiliense e nacional, atuando ao lado da jovem advocacia, na Comissão da Mulher Advogada e como conselheira. “Seguirei lutando pelos nossos ideais, agora em nova esfera. Com o coração carregado de gratidão (e os olhos marejados), agradeço a todos que caminharam comigo até aqui. E, por respeito à nossa Casa, e zelando sempre pela nossa bandeira apartidária, peço imediato afastamento do cargo de conselheira seccional em virtude da minha pré-candidatura à deputada distrital nas eleições gerais deste ano de 2022”, finaliza.
Além de Thayrane Evangelista, cerca de dez membros de comissões e subseções da OAB/DF também renunciaram ao cargo, em cumprimento da Resolução nº 5, de 12 de maio de 2022.
O presidente Délio Lins e Silva Jr. agradeceu a ex-conselheira por toda contribuição à Casa e estendeu a todos os membros que renunciaram e ainda renunciarão. “Em nome da OAB/DF, deixo aqui o reconhecimento por todo trabalho realizado e pela dedicação em prol da advocacia. É com essa transparência e consciência que apostamos em um futuro melhor, seja dentro ou fora da Seccional. Deixo aqui a nossa gratidão por tudo.”
Comunicação OAB/DF