“Prevenção à Lavagem de Dinheiro na Indústria do Jogo” é o tema do V seminário da série “A Regra do Jogo”. O seminário é uma realização da Comissão de Direito dos Jogos da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), e acontece nesta quarta-feira (27/10) às 10h.
O seminário “Prevenção à Lavagem de Dinheiro na Indústria do Jogo” vai abordar um dos temas que mais despertam interesse público em relação aos jogos, que é a prevenção à lavagem de dinheiro. O presidente da Comissão de Direito dos Jogos, Sérgio Garcia Alves, revelou o porquê desse ter sido o tema escolhido para o seminário. “Essa é uma matéria que a gente discute há muito tempo em várias indústrias, mas ainda falta uma clareza em relação aos aspectos técnicos de como a indústria lida e promove boas práticas na prevenção à lavagem de dinheiro.”
O evento contará com especialistas na matéria, como a advogada criminalista Juliana Malafaia e o advogado tributarista Erlan Valverde, que vão abordar a ótica penal e a ótica tributária sobre a prevenção de lavagem de dinheiro nos jogos. Além dos representantes da advocacia, o seminário ainda vai contar com a participação do coordenador-geral de loterias da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP)/Ministério da Economia, Bernardo Mota, e a coordenadora-geral de inteligência financeiro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Rochelle Pasiani.
Sérgio Garcia ainda destaca que o seminário é um dos primeiros a tratar da ótica técnica das metodologias de prevenção à lavagem de dinheiro na indústria do jogo. “A OAB/DF oferece um espaço de debate transparente em que promove essa conexão entre operadores de mercado e órgãos de controle e regulação. O painel é relevante porque o tema tem ganhado pauta pública, mas ainda falta uma abordagem específica do tema de controle de lavagem que é estratégico para a sustentabilidade no mercado a longo prazo.”
Para acessar a transmissão do seminário clique aqui.
Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)