Nesta quinta-feira (14/07), 101 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas (presencial e com participações remotas) organizadas pela Seccional do Distrito Federal. Foram realizadas transmissões, ao vivo, pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã, 52 novos advogados e advogadas receberam a tão sonhada carteira. Já na cerimônia da tarde, outros 49 saíram do auditório já como novos profissionais da advocacia.
Evento da manhã
No início da primeira solenidade do dia, o orador da turma, Gabriel Gomes Santos, falou sobre os desafios superados e os novos que virão pela frente. “É preciso viver o direito para saber como essa engrenagem funciona, por isso sou muito grato a todos que me ajudaram até aqui. Claro que às vezes tive medo, mas enfrentá-los foi muito importante e me trouxe até aqui. Foi sem dúvida um longo caminho para todos nós, as tenho certeza que é só o começo desse desafio, mas devemos sempre lembrar: a advocacia não é para os fracos”, discursou Gabriel.
Em sequência, o paraninfo, Felipe Zanchet, fez um relato cheio de referências filosóficas antigas e contemporâneas sobre a importância da justiça na evolução da humanidade. “A cada dia lutem pela justiça, sempre pacíficos, sempre respeitando a democracia, seus pares, as pessoas. Isso garantirá o nosso prêmio final, a certeza que a justiça foi feita. Parabéns, sejam bem-vindos e sejam sempre esse instrumento da justiça em nossa sociedade.”
Pronunciamentos finais
Iniciando os pronunciamentos, o presidente da Subseção de Paranoá e Itapoã, Diego Araújo, pediu para seus novos colegas buscarem o auxílio da OAB/DF e das subseções neste início de caminhada. “Nossas subseções estão nas cidades do entorno de Brasília, e todas tem estrutura para auxiliar e servir a advocacia e a sociedade. Venham nos procurar, podem contar conosco neste início de carreira, que é quando mais precisamos de apoio”, ressaltou Diego.
Falando em nome da jovem advocacia da Seccional, a presidente do Conselho Jovem, Gabriela Freire, relatou o papel necessário da Seccional com a jovem advocacia. “Estou muito feliz em ver todos vocês aqui junto com seus familiares. Sei que todos enfrentaram desafios e dificuldades para chegarem aqui, e a partir de agora vocês terão dias difíceis como advogados e advogadas, mas tenham certeza que a advocacia é uma profissão linda pela qual vale a pena lutar e perseverar!”
Em nome das mulheres, a diretora de comunicação da OAB/DF, Raquel Cândido, falou da importância cada vez maior da presença feminina para a advocacia, onde “elas já são a maioria” de fato. “Essa cerimônia é sempre uma renovação de votos para todos nós, e fico feliz de ver cada vez mais diversidade aqui em nossa casa e lutando pelas nossas causas. Guardem esse momento no coração, pois ele será o motor para que vocês, advogadas e advogadas, sigam em frente”, disse Raquel.
Encerrando a cerimônia da manhã, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., lembrou da alegria que também sentiu quando recebeu sua carteira, há 22 anos. “Sintam-se em casa aqui na OAB/DF. Saibam que a emoção e a alegria de vocês e de seus familiares também é nossa. Sejam todos bem-vindos à advocacia, contem conosco para auxiliá-los e defendê-los em suas prerrogativas. Tenham muito orgulho dessa carteira, pois ser advogado e advogada é uma grande responsabilidade, mas também um motivo de grande orgulho para todos nós”, finalizou Délio.
Solenidade da tarde
Iniciando a solenidade da tarde, a oradora da turma, Josiane Alves de Oliveira, falou de sua experiência de voltar aos estudos após 20 anos, e agora aos 50 anos de idade recebeu sua sonhada carteira da Ordem. “Quando entramos no curso de direito, a primeira coisa que pensamos é: para sermos advogados temos que passar na prova da OAB. E muitos nos falam das dificuldades para passar nessa prova, eu mesma realizei ela mais de uma vez, mas tenho certeza que se focarmos naquilo que queremos, se abdicarmos de algumas coisas em nome de nosso objetivo, tudo é possível. Somos a prova disso. Quando voltei a estudar muitos me perguntavam porque eu resolvi voltar às salas de aula, e eu sempre respondi que era algo que me faltava, que era algo que eu precisava fazer por mim e pela minha família, pelos meus três filhos. Foi difícil chegar até aqui, e só nós sabemos o quanto precisamos abrir mão para realizarmos esse sonho”, emocionou-se.
A paraninfa da turma foi a presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica de Planaltina, Larissa Mendes, que falou do orgulho de participar desse momento e de pertencer à advocacia. “Sinto-me honrada de estar aqui participando desse momento tão importante para todos vocês. A partir de agora vocês terão dias bons, dias não tão bons, dias difíceis, como em todas as profissões. Mas pertencer a advocacia é um chamado, uma missão, para quem acredita na justiça, na democracia e no Estado de Direito.”
Pronunciamentos finais
Já nos pronunciamentos finais, falando em nome da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Maria Bernadete Teixeira, falou sobre os benefícios que a Caixa de Assistência oferece agora para os novos membros da Seccional. “Cada vez que participamos dessa cerimônia de entrega das carteiras aos novos advogados e advogadas nós nos revisitamos, na emoção de vocês nós nos tornamos também novos advogados. Esse momento é ímpar, é único, e vocês levarão isso para toda a vida. A CAADF é um braço da OAB/DF, é onde vocês vão buscar os benefícios para vocês e suas famílias. Conheçam as vantagens e benefícios que a Caixa traz para todos vocês a partir de agora, contem conosco para tudo que precisarem ”
A vice-presidente de Planaltina, Lorena Borges, falou em nome das subseções e parabenizou os novos colegas. “Quero dizer que estamos de portas abertas para recebê-los. Vocês estão de parabéns pelo dia de hoje, busquem sua subseção, participem de nossas comissões e vamos construir uma advocacia e uma sociedade melhor para todos”
Em nome da advocacia jovem falou o presidente da Comissão da Advocacia Jovem de Samambaia, Elder Leitão, que deixou sua palavra aos novos colegas de profissão. “Entendo a emoção que vocês estão sentindo, pois após tanto esforço, cinco anos de faculdade, TCC, exame da Ordem. Aqui ninguém chegou sozinho, todos tivemos o apoio de nossas famílias, de amigos e de todos que estiveram conosco nessa caminhada. Costumo brincar que o que veio antes de pegarmos a carteira da OAB foi a primeira temporada de nossas vidas e que agora se inicia essa nova e desafiante fase. E dando spoiler dessa nova etapa posso dizer, alegrias virão, tristezas também, mas não desistam, pois como disse nosso mestre Sobral Pinto: a advocacia não é uma profissão para covardes.”
Em seu pronunciamento, o secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, falou da alegria em receber os novos colegas de advocacia e de ver tamanha diversidade na plateia e na mesa do evento. “As mulheres são maioria aqui hoje, inclusive nas falas oficiais, e isso demonstra que estamos conseguindo atingir a tão sonhada paridade. É muito legal para nós homens participarmos desse momento e dessa mudança na história que estamos vivendo aqui. E para trazer uma palavra de aconchego para vocês que estão chegando, vejam, mesmo que atualmente já sejamos mais de 70 mil advogados no DF, o que parece um absurdo, saibam que para os bons profissionais sempre haverá espaço. E vocês já demonstraram essa capacidade ao passarem no exame de Ordem, o que demonstra que vocês estão aptos a exercer essa que é uma das profissões mais importantes para nossa sociedade”, ressaltou.
E finalizando a solenidade da tarde, a co-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, falou da emoção que todo advogado sente ao pegar pela primeira vez a carteira. “Aqui de cima vejo a emoção de todos vocês, e escuto o barulhinho do plástico da carteira da OAB nas mãos de vocês, é realmente um momento muito especial para todos nós. Estamos aqui para prestigiar vocês, hoje é um dia de festa que marcará a transformação da vida de vocês. O significado desse momento é diferente para cada um de nós, mas serve para que vocês reflitam sobre como isso vai impactar nas nossas vidas. Eu tive muitas dificuldades para concluir a minha faculdade e no meu início profissional, sofri assédio inclusive, mas ao superar essas dificuldades eu passei por todo esse processo e hoje tenho muito orgulho de ser advogada. Aquelas dificuldades me fazem valorizar muito cada etapa que superei para estar aqui hoje.”
Confira aqui a solenidade da manhã na íntegra.
Confira aqui a solenidade da tarde na íntegra.
Clique aqui para ver as fotos do evento da manhã ou aqui para o evento da tarde
Fotos: Roberto Rodrigues
Texto: Comunicação OAB/DF – Jornalismo