Na última sexta-feira (16/08), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) participou de uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em comemoração ao Dia do Advogado, celebrado no dia 11 de agosto.
A cerimônia, que aconteceu no Auditório Lindberg Aziz Cury, destacou a importância da advocacia na sociedade e prestou uma emocionante homenagem ao advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF, falecido em abril deste ano.
Dia do Advogado
Na abertura da sessão, o deputado distrital Pastor Daniel de Castro (Progressistas), primeiro-secretário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, ressaltou o papel dos advogados na manutenção da justiça. “Vivemos um tempo de grandes desafios, onde a advocacia se mostra essencial para garantir que a Justiça prevaleça. E não estamos falando daquela justiça dos livros, mas daquela que resulta da observância ao devido processo legal e do respeito às nossas prerrogativas.”
Em seguida, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., enfatizou a necessidade de união na advocacia. “O que importa é que todos possamos caminhar juntos, e esta noite é um grande exemplo de que isso é possível. Nossa missão vai além da defesa da advocacia; temos uma responsabilidade constitucional de defender a sociedade.”
“O que importa é que a advocacia esteja sempre de braços dados, independente de cor, raça, credo, religião,” concluiu Délio.
A vice-presidente OAB/DF, Lenda Tariana, compartilhou sua experiência pessoal ao refletir sobre o luto e a força que a advocacia exige. “Eu perdi meu pai no último dia 1º de agosto. E hoje, na homenagem do Dia da Advocacia, é o meu aniversário de 40 anos. E por que eu trago essas informações tão pessoais? Para falar que a advocacia, por detrás daquele escudo, daquele terno cinza, preto, azul, existe a humanidade, existe o luto. E a gente nem se permite viver a humanidade na advocacia, porque o tempo todo, a sociedade nos exige que sejamos fortes e corajosos.”
Paulo Maurício Siqueira, secretário-geral da OAB/DF, ressaltou a importância da igualdade e da valorização de todos os advogados, independentemente de sua localização ou número de inscrição.
“A advocacia que tem que ser vangloriada vindo de todos os cantos, principalmente das nossas subseções, que hoje representam a imensa maioria dos advogados que moram, trabalham e realizam o seu dia a dia, vivendo em cada uma das nossas 14 subseções e que precisam ser assim muito revalorizados, que são os líderes que mostram que a advocacia precisa estar bem representada em cada um dos nossos locais.”
Homenagem Juliano Costa Couto
A noite também foi marcada pela homenagem póstuma ao advogado Juliano Costa Couto, que recebeu, in memoriam, o título de Cidadão Honorário. Juliano foi lembrado por sua dedicação à advocacia e seu compromisso inabalável com a defesa das prerrogativas dos advogados.
Durante o tributo, seu filho, Gustavo Costa Couto, recordou o legado deixado por seu pai. “Meu pai amava acima de tudo a sua família e a advocacia. Ele foi um marido excepcional, um filho carinhoso, um irmão que todos queriam ter, e um amigo leal. Sua ausência é imensa, mas seu legado é eterno. Tenho muita saudade dos seus ensinamentos, das suas piadas e das histórias que ele contava. No final, só posso agradecer a Deus por ter me dado o melhor pai que eu poderia ter. Muito obrigado.”
Jornalismo OAB/DF