A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou na última quinta-feira (1/02) a cerimônia de entrega de carteiras aos 55 novos advogados e advogadas.
O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., iniciou a solenidade dando boas-vindas aos novos profissionais e cumprimentando a todos os familiares presentes. “Sejam muito bem-vindos à nossa Casa. Daqui alguns minutos vocês serão oficialmente advogados e advogadas. É uma alegria muito grande para nós receber vocês aqui hoje nesta manhã”.
Após a abertura da solenidade, o hino nacional foi executado e os 55 aprovados firmaram o compromisso baseado no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB.
William Silva de Almeida foi o orador da turma e ressaltou que este momento é mais que uma conquista pessoal, é um compromisso com a sociedade. “Este momento é mais do que uma conquista pessoal, é a celebração de um compromisso coletivo com a justiça e a ética na prática da advocacia. Nossas carteirinhas simbolizam mais do que a autorização para exercer a advocacia. Elas representam a adesão a uma causa coletiva, ancorada nos valores constitucionais que norteiam nossa nação. A Ordem dos Advogados do Brasil, como guardiã desses princípios, nos integra em uma comunidade comprometida em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”.
“Representamos uma geração que almeja construir uma sociedade onde a equidade não seja apenas um ideal, mas uma realidade vivenciada por todos. Neste instante, firmamos nosso compromisso com a lei, não apenas como profissionais, mas como cidadãos comprometidos em contribuir para a construção de um país melhor”, finalizou William.
O advogado e representante da OAB no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (CONPLAN) do Distrito Federal, Leonardo Rosigneux, foi o paraninfo da turma e parabenizou a todos pela conquista. “Nós sabemos um pouco, mas só vocês, de fato, sabem o que passaram para chegar até aqui. O quanto de dedicação, o quanto de estudo, o quanto de investimento e de tempo. Parabéns e sejam muito bem-vindos à nossa casa! É um privilégio estar falando para vocês”.
Leonardo fez questão de aconselhar os novos advogados. “Vou dar seis conselhos para além do Direito, que eu gostaria de ter ouvido no início da minha trajetória e que hoje fazem muito sentido na minha jornada. Primeiro, tenham foco. Segundo, tenham paciência. Terceiro, estejam preparados. Quarto: pensem fora da caixa. Quinto: trabalhem duro, e por fim, sexto: desfrutem da jornada. Sejam muito bem-vindos e bem-vindas à rainha das profissões e à nossa casa. A advocacia os recebe de braços abertos”, finalizou.
A entrega das carteiras marcou a transição dos novos advogados da fase acadêmica para a prática profissional. Com palavras de estímulo e congratulações, as carteiras foram entregues de forma individual na presença de familiares.
Délio Lins e Silva Jr., ao final, destacou que toda entrega de carteiras passa um filme em sua cabeça. “Para nós, passa um filme. Há 23 anos, eu estava sentado aí. Depois fui membro de comissão, conselheiro, presidente da OAB Jovem, e hoje estou aqui”.
“Como o nosso eterno presidente, Safe Carneiro disse quando foi paraninfo – Essa Casa (OAB) é o Templo da Liberdade e da Democracia. E é nesse templo que vocês entram de uma forma oficial”, finalizou.
Ainda compuseram a mesa: Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF; Paulo Maurício Siqueira, secretário-geral da OAB/DF; Geusa Santana, conselheira da OAB/DF; Murilo Castilho, conselheiro da OAB/DF; Veranne Magalhães, conselheira e presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da OAB/DF; Diego Marques Araújo, presidente da Subseção do Paranoá; Lucas Sérvio Gonçalves, presidente da Comissão de Direitos Autorais e Materiais e Entretenimento da OAB/DF, entre outros.
Confira as fotos do evento
Assista aqui a solenidade na íntegra
Jornalismo OAB/DF