A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio de sua Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude, realizou nesta terça-feira (21/11) a 2ª edição do projeto “Papo Legal”. O evento contou com a participação de alunos do Centro Educacional 04 do Guará e da Coordenação Regional de Ensino do Guará.
Durante o encontro, foram discutidos temas pertinentes à realidade dos jovens, abrangendo questões como violência, bullying, abuso sexual, além de assuntos mais contemporâneos, como inteligência artificial e segurança na internet.
A Lei Henry Borel e a alienação parental foram abordadas de maneira acessível, proporcionando uma compreensão mais profunda aos jovens presentes sobre seus direitos e a legislação que os resguarda. O evento possibilitou que os adolescentes compartilhassem experiências pessoais, tanto individuais quanto relacionadas ao ambiente escolar.
O presidente da Comissão, Charles Bicca, destacou a importância do projeto para as crianças e adolescentes. “O evento não apenas forneceu informações valiosas, mas também concentrou-se em ouvir e capacitar os adolescentes, fornecendo ferramentas para que exerçam seus direitos em qualquer contexto e diante de qualquer pessoa. Com base na premissa de que, embora a Constituição Federal assegure absoluta prioridade aos direitos da criança e do adolescente, essas vozes muitas vezes não são ouvidas.”
Segundo Marcia Tranquillini, vice-presidente da Comissão, “este projeto alcança diretamente os adolescentes que têm o poder de fazer a diferença. Parabéns aos alunos que demonstram grande interesse no ‘Papo Legal'!”
Krisley Queiróz, secretaria-geral da Comissão, pontuou que “a iniciativa concede aos jovens a oportunidade de ter um espaço de fala ao instigar a participação desse público em debates sobre temas importantes para nossa sociedade. Promover reflexão, conhecimento e fomentar o protagonismo nos adolescentes, valendo-se de espaço e linguagens próprias dos jovens, é nossa missão.”
Durante o evento, a diretoria da Comissão entregou aos alunos presentes uma Cartilha de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, elaborada pela própria Comissão, contendo diversas dicas de proteção.
Jornalismo OAB/DF