A OAB/DF (Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil), participou, por meio da Diretoria de Tecnologia e Inovação, nesta segunda-feira (06/11) do “Janela de Transparência”, promovido pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). O evento teve como objetivo promover a transparência no processo eleitoral das eleições online da instituição.
O encontro reuniu os conselheiros federais que fazem parte da Comissão Eleitoral Federal (CEF) do Confea, bem como representantes das empresas terceirizadas responsáveis pela tecnologia do sistema de votação, WebVoto, e pelas auditorias das eleições, Perfect Link.
As eleições, que acontecerão em 17 de novembro, elegerão posições relevantes, como o cargo de presidente do Confea, presidentes dos Creas (Centro de Referência de Assistência Social), diretores administrativos das Mútuas regionais e conselheiros federais.
O presidente em exercício do Confea, Evânio Nicoleit, ressaltou o sucesso do WebVoto, que já realizou eleições para os Conselhos Federais de Medicina e de Enfermagem, incluindo a OAB/DF. “Na última sessão plenária, já passamos pelo teste do sistema de votação, em que o sistema foi explanado, apresentado e testado com êxito. Confiança é a palavra que define os testes realizados na última semana. Ao longo de dois anos foram as eleições preparativas e agora teremos as gerais, na expectativa por todo o sistema profissional, pelo sucesso, pela facilidade de acesso e pela transparência”, lembrou.
O diretor de tecnologia e inovação da OAB/DF, Fernando Abdala, esteve presente na reunião, onde elogiou o órgão pelo passo de realizar as eleições pela internet. “É uma forma de ampliar o colégio eleitoral, de ampliar o acesso democrático ao voto. Parabenizo também este evento, janela da transparência. Com muita alegria e honra que vamos acompanhar este processo. Já fizemos uma eleição com essas duas empresas e o resultado foi excelente”, completou.
Observando todo o processo da votação online, o gerente de Tecnologia da Informação do Confea, Rodrigo Borges, disse: “Na minha opinião técnica foi um dos melhores eventos técnicos que o Confea já realizou em nível de demonstrar o que ele realmente está fazendo, porque abriu a possibilidade de pessoas técnicas fazerem a valoração dos critérios técnicos do sistema eleitoral e tirarem as dúvidas de como realmente está acontecendo”.
Alexandre Swioklo, representante da WebVoto, fez uma apresentação sobre as formas de autenticação dos usuários nas eleições do Sistema.“A transparência começa no próprio ato do eleitor ao eleitor. Quando o voto chega ao WebVoto, ele é separado da pessoa votante, sendo realizada a anonimização em tempo real, de modo que não se sabe de onde veio aquele voto, e esses dados permanecem sigilosos”, disse.
Por fim, o representante da Perfect Link, Fernando Barreira, apresentou dois vídeos: um institucional sobre a empresa e outro sobre auditoria em processo eleitoral. “A cada processo defendemos pontos de controle e metodologias para aquele meio”. De acordo com ele, a auditoria em processo eleitoral tem três fases: “há a fase prévia — edital, análise dos procedimentos e do sistema; na segunda fase analisamos o sistema e o cumprimento dos procedimentos, e a terceira fase, pós-termino, auditoria vista dessa maneira ampla, quando conseguimos a auxiliar o jurídico do Confea”.
Jornalismo OAB/DF