Nesta terça-feira (11/04), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou duas cerimônias para receber 98 novos profissionais da advocacia. Na parte da manhã, 47 advogados e advogadas prestaram o juramento da advocacia, e no período da tarde, outros 51 assumiram o compromisso de seguir o Código de Ética e Disciplina da OAB.
Solenidade da manhã
Na cerimônia da manhã, Délio Lins e Silva Júnior, presidente da OAB/DF, ressaltou a relevância do evento para os novos advogados, manifestando sua alegria ao afirmar que “hoje começa uma caminhada mais difícil do que a que vocês tiveram até agora, mas a OAB está sempre à disposição dos jovens advogados, todos os dias do ano, para suprir suas demandas, e os convido a fazer parte desse exército, onde teremos dia de alegria e dias de sofrimento,” declarou.
Durante seu discurso, Gabriela Aleixo, oradora da turma, falou sobre o início de uma jornada de trabalho e dedicação. “Esse momento marca oficialmente o início de uma jornada de muito trabalho, comprometimento e responsabilidade. Hoje exercemos um papel importante na sociedade, auxiliando no comprimento da justiça e igualdade, o que exige muita dedicação e ética. É preciso termos a capacidade de representar aqueles que não tem vos ou vez na sociedade. Ao recebermos nossa carteira profissional, nos tornamos parte da história da Ordem, uma história de luta de que tem um papel fundamental na construção de um país mais igualitário,” comemorou Gabriela.
Na solenidade, a paraninfa da turma, Adriana da Silva Antunes, apresentou sete ações essenciais para a trajetória profissional dos novos advogados. “Estudar, questionar, atentar, acreditar, trabalhar, confiar e crer são fundamentais para o início dessa nova jornada de desafios e oportunidades,” pontuou.
Assista à solenidade na íntegra
Fotos: Eduardo Braz
Solenidade da tarde
A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, encerrou a festividade da tarde chamando atenção para a importância de se comemorar as conquistas alcançadas, especialmente no contexto da formação de um novo advogado. “Olhe para a sua carteira e sinta orgulho dela. É preciso que você reflita sobre o que se passou para você chegar até aqui e olhe todas as dificuldades enfrentadas e tudo aquilo que você passou para chegar no dia de hoje. É para isso que estamos em festa: não é só para comemorar mais um advogado no mercado de trabalho, mas, antes de mais nada, para conquistar e comemorar uma etapa que se encerra hoje e inicia uma carreira,” disse.
A oradora da turma, Gabriella Caiero, disse no seu discurso que exercer a advocacia é uma tarefa difícil. “É uma caminhada árdua que nos torna mais humanos, mais compassivos e mais conscientes de nossa responsabilidade como cidadãos. Estamos diante de um novo desafio: a missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais democrática e mais humana. A partir de agora, somos parte de uma das instituições mais importantes do nosso país e temos como missão defender a ética, a justiça e a cidadania. Passar na OAB é um grande exemplo de nosso amor pelo direito, pela profissão e pela justiça. É uma conquista que emociona, inspira e renova a fé em nossas capacidades.” salientou a oradora.
Ana Carolina Caputo, a paraninfa da turma, em seu pronunciamento fez questão de ressaltar a importância daquele momento como “uma oportunidade de acolhimento aos novos advogados”. Ela enfatizou também que “todos têm um compromisso com a nossa sociedade e nunca se desviem desse propósito, desse legado que as pessoas que também fizeram parte da vida de vocês de alguma maneira deixaram. Atuem com ética e comprometimento,” concluiu.
Veja a solenidade na íntegra
Fotos: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF — Jornalismo