Atendimento no Cras é acompanhado pela OAB/DF

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da Comissão de Direito Previdenciário e Seguridade Social, tem acompanhado os esforços para a implementação de melhorias na prestação dos serviços da Rede de Assistência Social do Distrito Federal.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) já está fazendo o agendamento dos atendimentos socioassistenciais de suas unidades em um novo formato desde a última segunda-feira (12/12), quando alcançou um total de 3.800 pessoas atendidas. O objetivo é aperfeiçoar os serviços da Rede de Assistência Social do Distrito Federal. O acesso pode ser feito pelo site da Sedes e pelo telefone 156.

Os agendamentos são realizados para o mês de dezembro em unidades que ainda possuem vagas para este mês, bem como para a primeira quinzena de janeiro de 2023, em todas as unidades da secretaria (29 Cras, 14 postos da organização da sociedade civil parceira, sete postos do Na Hora, posto avançado do Setor Comercial Sul). Serão, ainda, disponibilizadas vagas de atendimento em mutirões e ações concentradas organizadas pela secretaria sempre que necessário.

De acordo com a Sedes, a mudança da sistemática é uma etapa necessária à ampliação dos meios de agendamento disponíveis à população do Distrito Federal. Desse modo, não mais serão realizados agendamentos diretamente nos Cras. Contudo, a recepção das unidades estará apta a orientar os usuários da assistência social na realização dos agendamentos via site.

A partir de agora, para as seguintes solicitações, não há necessidade de agendamento, basta o interessado comparecer diretamente a uma das unidades de Cras: Atendimentos relacionados a BPC; Carteirinha do Idoso; Auxílio por Morte; Auxílio Natalidade; Declaração de Isenção para 2ª via de RG; Auxílio na obtenção de documentação civil.

A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, comemora a iniciativa. “A população e a advocacia estavam sofrendo muito com a morosidade nos atendimentos do Cras. A medida que foi adotada veio como forma de minimizar os transtornos e a OAB/DF espera que efetivamente o atendimento melhore.”

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Seguridade Social, Wanessa Aldrigues, destaca que há um grupo de trabalho na Comissão, coordenado por Jacson Figueiredo, para tratar exclusivamente dos assuntos referentes ao Cras, devido a importância do serviço. “Estamos atentos às necessidades da população, especialmente daqueles em vulnerabilidade social. Uma das principais demandas era uma mudança na dinâmica dos agendamentos. Essa demanda caminha para a solução, tendo em vista a ampliação no atendimento com o apoio do BRB.”


Comunicação OAB/DF com informações da Agência Brasília