Nesta terça-feira (14/06), 47 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em uma cerimônia híbrida (presencial e com participações remotas) organizada pela Seccional do Distrito Federal. A transmissão foi realizada ao vivo no canal oficial da OAB/DF no Youtube.
O orador da turma, Marcelo Liviero Carvalho de Moraes, iniciou a solenidade representando seus colegas que receberam a carteira da Ordem. Em sua fala, Marcelo destacou o apoio dos familiares e amigos para que pudessem chegar nesse importante momento profissional. “Cabe uma reverência mais do que especial àqueles que estiveram ao nosso lado na jornada até aqui. Nossos mestres, sejam os da academia, sejam aqueles da vida, nossos familiares e amigos. Para encerrar nossos eternos agradecimentos àqueles que nós não podemos mais abraçar, eles vão nos acompanhar para onde formos. Que honremos essa Casa, sejam fortes no exercício do Direito.”
Na sequência, o paraninfo Rogério Alves Dias deu valiosas dicas para os novos profissionais da advocacia de como agir daqui em diante como membro da Seccional. “Uma nova fase começa agora, seja humilde e grato sempre, pequenas e grandes causas serão confiadas a você, trate-as com todo respeito que o seu cliente merece. Continue estudando e nunca pare de estudar, exerça seu papel com ética, probidade e com bastante conhecimento. Por fim preserve sua imagem, reputação e integridade, faça valer suas prerrogativas.”
Pronunciamentos finais
O presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante, Lucas Kauffmann, abriu os pronunciamentos finais representando a jovem advocacia. Lucas expressou a necessidade de ter boas companhias dentro da profissão, e destacou o importante papel exercido pela jovem advocacia em prol dos novos advogados e advogadas. “Esse é o momento de olhar para trás e ver todos os sacrifícios de quem andou ao lado de vocês. Eu costumo dizer que não importa o que você tem na vida e sim quem você tem na vida, e aqui nós como jovem advocacia estamos aqui para representá-los, venham fazer parte da nossa Casa e saibam que aqui vocês têm uma família.”
Representando as subseções, a presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Graciela Slongo, convidou os novos membros da Casa para fazerem parte da OAB de forma ativa. “Procurem as subseções mais próximas de vocês, lá farão um networking importante com as comissões temáticas e com a jovem advocacia. Contem com a OAB/DF, contem com as subseções. Eu estou na Subseção do Gama e Santa Maria aguardando cada um de vocês para compartilhar seus talentos conosco.”
A conselheira da Subseção de Taguatinga, Stefani Villar, falou em nome das mulheres da Seccional e em sua fala demonstrou todo o acolhimento que a OAB/DF tem pelos novos profissionais. “Nós estamos aqui para o que vocês precisarem, eu faço parte da Comissão da Mulher Advogada em Taguatinga, estou aqui para acolhê-las. Lembrem-se de curtir a jornada, o processo, aproveitem cada momento e sejam bem-vindos.”
O diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB/DF (ESA/DF), Rafael de Oliveira, falou sobre os benefícios que os jovens advogados e advogadas podem ter com os cursos da ESA, e apresentou para os novos membros da OAB/DF o GPS. “A boa prática da advocacia e da profissão de vocês passa pela capacitação, então contem com a ESA, nós temos diversos cursos. Além dos nossos cursos regulares, nós temos também o GPS, o curso de formação da jovem advocacia, são cursos que separamos um conjunto de conhecimentos para que você comece sua jornada na advocacia.”
O diretor de Tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala, falou sobre o lançamento do “Balcão Virtual”, a mais nova ferramenta da OAB/DF. “A mais nova porta de comunicação da OAB é o Balcão Virtual, lá você pode conversar em teleconferência com todos os servidores da OAB e resolver seus problemas. Agora temos o Balcão Virtual como a mais nova ferramenta da OAB para estar sempre à disposição de vocês em todos os desafios que vocês precisarem.”
Finalizando a cerimônia, a co-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, falou sobre o papel que ela desempenha dentro da Seccional como mulher e mãe e finalizou reforçando a importância das mulheres ocuparem os espaços de fala dentro da OAB e como a OAB/DF vem trabalhando para que isso ocorra cada vez mais. “A missão que me foi dada tem que ser cumprida, e eu acho importante eu estar aqui para mostrar que a maternidade não diminui e não cerceia a mulher, pelo contrário, a torna mais forte. Eu estou aqui representando inúmeras mulheres e inúmeras mães.”
Texto: Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues