Nesta segunda-feira (21), 72 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas, presenciais e com participações remotas, organizadas pela Seccional do Distrito Federal. Foram respeitados todos os protocolos para prevenção à contaminação por coronavírus e foram realizadas transmissões pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã 40 novos advogados e advogadas receberam as tão esperadas carteiras e, de tarde, mais 32.
As duas cerimônias foram comandadas pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., e prestigiadas pela diretoria da Casa, membros de comissões e de subseções. “Lembrem-se, há uma hora vocês entraram aqui como bacharéis e agora são advogadas e advogados. Então, é um dia de celebrar, mas, também, um dia de reflexão por parte de todos vocês. Refletir sobre a importância da carreira que vocês estão abraçando, o compromisso que vocês assumem, desde já, na defesa dos direitos da sociedade e da democracia”, disse Délio.
Evento da manhã
A oradora da turma da manhã foi Monalisa Wagner, que ressaltou a trajetória das mulheres na advocacia e levantou pautas importantes por uma sociedade com equidade de gênero, se dirigindo a elas. “Que possamos agora, como advogadas, defender o protagonismo feminino e zelar pela maior representatividade das mulheres advogadas em cargos de poder e liderança, nos engajando juntamente com a OAB/DF, em defesa das prerrogativas da mulher advogada” comentou.
O paraninfo da turma, o advogado e professor Nabor Bulhões, um dos grandes profissionais do Direito, discípulo de Pontes de Miranda e laureado com a Medalha Rui Barbosa, lembrou que em 2022 faz 195 anos que os primeiros cursos de Direito foram instituídos no Brasil. “Lembrem-se que esse momento é a realização de um sonho, mas também um momento para pensarmos sobre os desafios dessa profissão que tem toda uma história de lutas pela liberdade e pela democracia no Brasil. Temos que ter conhecimento geral e jurídico para que possamos defender o Estado de Direito e a sociedade”, ressaltou. Nabor terminou exaltando o papel da OAB em todos os momentos da história recente. “A OAB deixou de ser apenas uma entidade que defende a advocacia, hoje ela é uma instituição reconhecida na defesa dos direitos humanos e da democracia”.
Também prestigiaram a solenidade a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana; o conselheiro Marcos Gusmão; o presidente da Comissão de Agronegócios, Alexandre Mendes; o tesoureiro da Subseção do Núcleo Bandeirante, Antônio Joaquim de Maria Neto; o presidente da Comissão de Advocacia Jovem da Subseção do Riacho Fundo, Igor Leonardo; o advogado Marcelo Bulhões; a conselheira Viviane Oliveira e o presidente da Subseção de Riacho Fundo, Gustavo Bueno.
Evento da tarde
O orador da solenidade vespertina, Vitor de Paula Ribeiro Oliveira, iniciou seu discurso em solidariedade às vítimas da Covid-19 e lembrando de todas as dificuldades vividas até o momento. “Muitas vezes o estudo teve que ser deixado de lado para ajudarmos pessoas próximas que estavam vivendo dias de dificuldade. Foram mais de seiscentas mil mortes em nosso País, então todos nós aqui sofremos ou perdemos alguém muito próximo neste período”, lembrou. E destacou que, mesmo após todos esses obstáculos, a responsabilidade de ser advogado é gigante. “Citando o Professor José Roberto Castro Neves, ‘por trás de todos os grandes acontecimentos da humanidade, os detentores do conhecimento jurídico tiveram importância decisiva'. E, de fato, é fácil perceber nos livros de história o papel de liderança e a sensível diferença que os advogados fizeram e fazem em defesa dos direitos dos mais diversos povos”
O paraninfo Fernando Parente, advogado e professor universitário, também lembrou os desafios do dia a dia dos novos advogados e advogadas. “As alegrias são enormes, mas lidar com as injustiças é um grande desafio, e é com isso que vocês irão se deparar todos os dias. Então, mesmo naqueles momentos que vocês estiverem dispostos a desistir, saibam que estão embarcando em uma nobre missão de garantir a justiça para todos em nossa sociedade”, declarou Fernando, que ainda expôs a necessidade de qualificação constante de todos na área do Direito. “A área jurídica evoluiu para muito além da chamada ‘advocacia de balcão’, hoje as oportunidades estão em diversas áreas, muitas delas novas. Leiam muito, principalmente livros e textos não jurídicos, pois o Direito está em tudo na nossa vida, basta saber observar e agarrar as oportunidades”, finalizou.
Em nome das subseções discursou o vice-presidente de Samambaia, Márcio Rodrigues de Almeida. Representando as mulheres, a vice-presidente Lenda Tariana falou sobre legado. “Tenham orgulho de serem advogados e advogadas, mas nunca esqueçam que muita gente precisou trilhar esse caminho antes que a gente chegasse até aqui. Para que pudesse estar aqui hoje nesse ambiente paritário da OAB/DF, por exemplo, muitas mulheres tiveram que lutar e criar espaços para nós dentro da advocacia”.
Também participaram da cerimônia o secretário-geral Paulo Maurício Siqueira; o tesoureiro Rafael Martins; a diretora de Comunicação Raquel Cândido; o diretor de Prerrogativas Newton Rubens; o diretor da Escola Superior de Advocacia, Rafael Oliveira; o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Marcelo Ribeiro; o presidente da Comissão de Seleção Thiago Guimarães; os conselheiros Alisson Ferraz e Stefani Villar; e a presidente do Instituto da Criança e do Adolescente de Taguatinga, Nauane Buriti.
Veja na íntegra a solenidade da manhã aqui
Confira a solenidade da tarde aqui
Fotos: Valter Zica
Texto: Euclides Bitelo
Comunicação OAB/DF