Na tarde desta quinta-feira (16/12), 65 novos advogados e advogadas prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante solenidade híbrida, com transmissão pelo canal oficial da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) no YouTube. A cerimônia foi comandada pela copresidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de comissões e de subseções.
Na última entrega de Carteira da OAB no ano, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr. iniciou a cerimônia passando o comando da solenidade para a copresidente da Casa, Cristiane Damasceno.
“É com muita alegria que nós iniciamos nossos trabalhos aqui nesse dia de celebração, de comemoração de uma caminhada de vitórias. Declaro aberta a cerimônia e que todos sejam bem-vindos e bem-vindas”, declarou a copresidente.
Oradora
Escolhida como oradora da turma, Andressa Nunes Rodrigues iniciou seu discurso celebrando essa conquista em sua caminhada na advocacia e relembrou os motivos que fizeram ela e de seus colegas escolherem o Direito. “Quero trazer à memória aquilo que nos trouxe até aqui, o agir e o ser propriamente dito. A inquietude em vossos corações quando perante o injusto, a sede pela oportunidade de fala e até mesmo os infinitos questionamentos feitos.”
Andressa finalizou sua fala lembrando aos seus colegas de profissão sobre o que faz deles advogados e advogadas. “Tenhamos em mente que estamos lidando com pessoas e, por consequência, lidando com medos, sonhos e propósitos. Que ao longo da nossa profissão sejamos promotores de empatia e altruísmo e, ainda, que honremos nossa sociedade e a imagem da advocacia.”
Paraninfa
Karla Faiad foi a paraninfa da cerimônia. Memorando a importância do juramento, a paraninfa iniciou o discurso. “Hoje eu renovei um juramento que eu fiz há mais de 20 anos. E um juramento é um pronunciamento com caráter de cumprimento solene jurídico. Essas juras são feitas voluntariamente, então, na medida que fazemos promessas, elas têm de vir da vontade de vocês.”
Karla encerrou seu discurso ressaltando aos novos advogados e advogadas que a OAB/DF é uma Casa engajada. “Saibam vocês que a OAB é uma Casa de compromisso, do jeito que nós fizemos nosso juramento eu sei que a OAB tem um compromisso conosco. Então, sejam bem-vindos.”
Encerramento
Já no encerramento da cerimônia e no contexto da última cerimônia do ano, os membros da OAB/DF que compuseram a mesa fizeram discursos emocionados. Falando em nome das mulheres da Seccional, a secretária-geral adjunta da OAB/DF, Andréa Sabóia, relatou momentos passados dentro da Ordem e agradeceu toda a diretoria pelos feitos da atual gestão. “Eu tenho muito orgulho de poder ter caminhado ao lado de cada um de vocês.”
O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., deu continuidade ao encerramento da cerimônia falando sobre o papel da OAB na sociedade e como os novos advogados e advogadas poderão agregar ainda mais na luta pela democracia. “Essa é nossa Casa, é o templo da liberdade e da democracia, e hoje vocês chegam a esse templo de uma forma efetiva, de uma forma que todos nós poderemos levantar todos os dias nossas bandeiras de defesa da advocacia, de defesa da sociedade, de defesa daqueles que precisam de nós e da nossa Casa.”
Finalizando a cerimônia, Cristiane Damasceno relembrou aos novos membros da Casa a importância fundamental de estar sempre acompanhado para triunfar na profissão. “Nós não conseguimos fazer nada sozinhos, nós precisamos das pessoas. Tudo que acontece no mundo gira em torno das pessoas, nós estamos aqui por vocês, para servir a advocacia.”
Veja a cerimônia na íntegra aqui.
Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)
Fotos: Valter Zica
Comunicação OAB/DF