Três “dicas de ouro” para advogados iniciantes na carreira: organização, marca pessoal e cuidar bem do dinheiro

O Congresso de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF teve início nesta quarta-feira (26) e trouxe um roteiro para quem está começando na carreira

“Habilidades do Empreendedor Jurídico”, tema com a presença da presidente da Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB, Lara Selem, foi o painel que deu início ao 1º dia do Congresso. 

Essa abertura dos trabalhos, também, trouxe a experiência de Juliana Pacheco, membro da Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB, que falou sobre “Marketing Estratégico para Advogados.”

HABILIDADES

“Se eu pudesse escolher 3 temas para o jovem advogado dar foco seriam: como se organizar, como desenvolver sua marca pessoal e como cuidar bem do dinheiro. Para quem está começando é fundamental saber lidar com dinheiro”, afirmou Lara.

E se a pessoa não for exatamente um jovem advogado, mas um advogado iniciante e com mais idade? Lara disse: “As pessoas que se formam depois dos 40 anos têm um ponto positivo, que é a maturidade. O importante a se entender é: como eu (profissional da advocacia) vou disponibilizar meu conteúdo a serviço do meu cliente.”

Lara chama atenção para um aspecto que considera extremamente relevante. Para ela, tornar-se uma autoridade requer adquirir muito conhecimento em determinada área do direito, algo mais difícil no início da carreira, momento em que os advogados podem e até devem, se não der certo a primeira escolha, partir para novos voos. “A autoridade é uma consequência. Só vou conseguir tornar-me uma autoridade depois que eu tiver estudo e insistência em determinado nicho do direito.”

“CONHECE-TE A TI MESMO”

Essa frase, atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.), é uma inscrição que se via na entrada do Oráculo de Delfos. Fala profundamente de autoconhecimento. Esse foi o aspecto que Juliana Pacheco escolheu explorar em sua palestra.

“O autoconhecimento tem impacto em todo esse processo, pois a partir desse ponto você consegue saber como se posicionar sem ferir quem efetivamente você é. Dessa forma você vai criando sua identidade e virando uma autoridade em algum tema que você domine”, contribuiu Juliana.

Segundo Juliana, a comunicação é um ponto essencial para quem está iniciando uma carreira na advocacia: “A gente tem que focar no marketing de conteúdo para firmar essa autoridade. Para que as ações de marketing funcionem é necessário além de se conhecer, entender o mercado e identificar as necessidades do cliente. A comunicação eficaz é o grande diferencial para a área jurídica.”

A transmissão do evento está sendo feita pelo YouTube da OAB/DF. 

Confira a programação completa do Congresso aqui.

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Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Comunicação OAB/DF