TJDFT elege nova administração da Corte e do TRE-DF

O Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) elegeu, nesta sexta-feira (14/02), a nova administração da Corte para o biênio 2020-2022. O desembargador Romeu Gonzaga Neiva foi escolhido para o posto de presidente no lugar do desembargador Romão Cícero de Oliveira, atual titular da Corte. As desembargadoras Ana Maria Amarante e Sandra De Santis foram eleitas 1ª e 2ª vice-presidentes, respectivamente. A desembargadora Carmelita Americano do Brasil, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), assumirá o posto de corregedora. Os eleitos tomarão posse em 22 de abril.

Em sessão posterior, a nova administração indicou os nomes para compor a nova direção do TRE-DF. O desembargador do TJDFT Humberto Adjuto Ulhôa vai assumir a presidência da Corte e o desembargador José Jacinto Costa Carvalho o posto de vice-presidente, que é também o corregedor do TRE-DF.

A OAB/DF parabeniza as novas administrações, deseja que seus mandatos sejam promissores e se coloca à disposição para colaborar na busca da justiça e na defesa da sociedade e do estado democrático de direito.  

Biografias
Nascido em Unaí, em Minas Gerais, o desembargador Romeu Gonzaga Neiva foi nomeado, em 1980, para o cargo de defensor público do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), tendo sido promovido, em 1983, por merecimento, a promotor público do MPDFT, e, em 1992, a procurador. No ano de 1998, foi nomeado desembargador do TJDFT, em vaga destinada ao Ministério Público.

Atual 2ª vice-presidente do TJDFT, Ana Maria Amarante também ocupou o cargo de promotora de Justiça do MPDFT no período de 1987 a 1988. Ingressou no TJDFT em 1988, no cargo de juíza de direito substituta, tendo sido promovida ao cargo de juíza em 1992. Em 2004, tomou posse no cargo de desembargadora do TJDFT.

Natural do Rio de Janeiro, a desembargadora Sandra De Santis, atualmente 1ª vice-presidente do TJDFT, ingressou na magistratura do Distrito Federal em 1987. Presidiu o Tribunal do Júri de Taguatinga e a 7ª Vara Criminal e o Tribunal do Júri. Em 2004, assumiu o cargo de desembargadora do TJDFT na 6ª Turma Cível.

Já a desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil era presidente do TRE-DF. Mineira de Manhumirim, ingressou no TJDFT como juíza de direito substituta, em 1984. Em 1991, foi promovida a juíza de direito da 1ª Vara de Família de Brasília e, em 2002, por antiguidade, ao cargo de desembargadora.

TRE-DF
O novo presidente do TRE-DF, Humberto Adjuto Ulhôa, ingressou na magistratura em 2003, pelo quinto constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público. Já o desembargador José Jacinto Costa Carvalho atuou na advocacia de 1978 a 1983, quando se tornou membro do MPDFT. No ano seguinte, tomou posse como juiz substituto do TJDFT e, em 1991, foi promovido a juiz por merecimento.

 

Comunicação OAB/DF
Imagem do destaque: Valter Zica