A ouvidoria da OAB/DF é o canal entre a advocacia, os estagiários, os cidadãos e os órgãos externos com a Seccional. Em 2017, só pelo sistema, foram atendidas cerca de mil pessoas, mas, segundo o ouvidor da OAB/DF, Paulo Alexandre, a maioria das dúvidas e reclamações são sanadas por telefone. Entre em contato com a ouvidoria e tire dúvidas pelo telefone 3035-7276 ou pelo e-mail [email protected].
Dentre os questionamentos mais frequentes estão o requerimento de informações sobre piso do advogado, os procedimentos da Comissão de Seleção, o exame de Ordem e estágios profissionais.
Paulo Alexandre explica que cada manifestação é lida, registrada, e solucionada de acordo com sua demanda. “Buscamos sempre incentivar o uso dos nossos seus serviços para contribuir com o aprimoramento do canal de comunicação entre a Seccional e os juristas, resolvendo os problemas que nos são apresentados”.
Ao fazer um apurado dos dados da ouvidoria, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, avaliou que a celeridade é uma das maiores características, uma vez que 80% das demandas foram resolvidas dentro de no máximo quinze dias. “Ter este canal direto entre a Seccional e o advogado é muito importante, pois assim conseguimos responder rapidamente as demandas da advocacia do DF e sanar as eventuais dúvidas que surgirem”.
Handerson Almeida, ouvidor adjunto da Seccional, destaca ainda a boa comunicação entre a ouvidoria e a diretoria da OAB/DF. “As demandas apresentadas a nós revelam matérias sensíveis que dependem de respostas coesas, céleres e solucionadoras, quesito este que vem sendo bem atendido pela diretoria”.
A ouvidoria da OAB/DF também presta assistência em projetos da Casa, como o Seccional Itinerante. Além disso, visita diversas outras Seccionais para trocar experiências e somar o que é positivo no Sistema OABDF.