É com pesar que a Seccional da OAB do Distrito Federal informa o falecimento do ex-auditor fiscal, ex-presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (Carf) e ex-secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, ocorrido nesta quinta-feira (21). Cartaxo lutava contra um câncer há cerca de um ano e meio e não resistiu.
Cartaxo foi responsável pela implementação da sala dos advogados no Carf, um anseio da classe por longos anos. A inauguração ocorreu em 2013, na gestão de Ibaneis Rocha.
Manoel Arruda, presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/DF, era amigo pessoal da família e militava no Carf. “Dr Cartaxo foi uma referência de servidor e gestor público. Serviu com muito amor à Secretaria da Receita Federal e ao Brasil. Tratou a advocacia com muito respeito e dignidade, principalmente quando determinou a instalação da sala da OAB nas dependências do Carf. Uma grande perda. Registro meus sentimentos e tristeza pela passagem desse grande brasileiro.”
Erich Endrillo, presidente da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da OAB/DF, disse que o sentimento é de pesar. “Dr Cartaxo, durante sua gestão, manteve sempre uma aproximação muito forte, uma integração salutar e sempre procurou atender os pleitos da Ordem. É com muito pesar que recebo a notícia de seu falecimento e presto condolências aos familiares”.
Ewan Teles, conselheiro Seccional disse que “Dr. Cartaxo, homem de currículo invejável que por onde passou deixou exemplo de retidão, trabalho e equilíbrio. Que nesse momento de dor, Deus possa confortar a mente e os corações de familiares e amigos”.
O velório e a missa serão na sexta-feira (22), às 14h, no Hospital Português, em Recife/PE (Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu). O enterro será, às 16h, no Cemitério Santo Amaro (Rua Marquês do Pombal, s/n – Santo Amaro).