No início deste ano, a OAB/DF firmou uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Distrito Federal (APAE/DF) para auxiliar no enfrentamento ao uso de drogas e estimular a criação de políticas públicas a fim de alertar o perigo que as drogas proporcionam aos jovens. Em conjunto com a Comissão Especial de Prevenção ao Uso de Drogas, a Ordem realizou a primeira reunião com a APAE, na noite da última sexta-feira (5), para traçar os objetivos a serem seguidos durante o ano e ouvir os pleitos de seus integrantes.
Marcela Furst Signori Prado, secretária-adjunta do Conselho Jovem da OAB/DF, é a procuradora da APAE nesta iniciativa. Marcela realiza a interligação entre as duas instituições e fornece o suporte jurídico para a Associação. “A APAE/DF é uma instituição de grande prestígio, que serve de exemplo para todo Brasil. Tem como objetivos assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência, visando, assim, a sua inclusão social e cidadania. A Ordem, por estar sempre atenta às questões sociais, irá acompanhar de perto as necessidades da instituição”, conta.
A reunião contou as palestras da coordenadora-geral do Movimento Brasil Sem Drogas e facilitadora do grupo de auto-ajuda contra a dependência química para familiares, Andreia Salles, e do dirigente do grupo de auto-ajuda contra a dependência química para dependentes, Jorge Eduardo Marques da Silva. Os palestrantes trataram da problemática das drogas não só com os dependentes, mas também com as famílias e com a sociedade. Por fim, debateram de que forma a APAE, em parceria com a Ordem, poderá agir, para estimular a criação de políticas públicas, alertar sobre o perigo das drogas e proceder em casos de auxílio aos usuários.
Compuseram a mesa da reunião a secretária-adjunta do Conselho Jovem da OAB/DF, Marcela Furst Signori Prado; a presidente da APAE/DF, Diva Marinho; a procuradora-adjunta da APAEDF, Tathyana Guitton; a presidente e a vice-presidente da Comissão Especial de Prevenção ao Uso de Drogas, Patricia Naves e Ana Beatriz Saraiva, respectivamente.
Colabore com a APAE/DF: