Encerrou na noite da última terça-feira (24) o projeto piloto do “Curso de Capacitação de Novos Professores”, desenvolvido pela Escola Superior de Advocacia (ESA). O curso foi planejado com a intenção de capacitar e desenvolver as habilidades dos jovens advogados do Distrito Federal para atuar como professores.
Por perceber que a vida acadêmica foi uma experiência engrandecedora em sua carreira na advocacia, Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, foi grande incentivador do projeto. “Ser professor foi um dos maiores ensejadores do meu preparo da oratória, do preparo técnico e de relacionamento com as pessoas. Eu acho que ser professor e dar aulas é um grande ensinamento para vida, não só para a carreira de advogado”. Ao fazer um apurado do curso, Costa Couto se disse satisfeito em poder proporcionar este tipo de preparo dentro da Ordem.
O curso, que teve duração de 7 dias, contou com a participação dos professores que já lecionam na ESA/DF para instruir aqueles que desejam trabalhar em sala de aula. Rodrigo Becker, diretor da Escola, abriu o cronograma ao explicar para os jovens “Como é ser professor”. Cristian Fetter tratou com os alunos as metodologias de ensino das aulas. Tatiana Bueno abordou o ensino jurídico em casos práticos. Raphael Anunciação ensinou passo a passo como preparar uma aula. Alessandro Costa falou sobre as noções de didática e abordagens dos temas. Para concluir, Norberto Mazai, explicou como os futuros professores podem se comunicar com eficiência para uma docência de excelência.
Para a conclusão do curso todos os advogados, individualmente, ministraram uma aula por eles planejada, a fim de serem avaliados quanto às suas habilidades acadêmicas. A aula foi explanada para os professores e diretores da ESA a fim de serem avaliados nos quesitos estudados em sala durante o curso.
Esteve presente na entrega dos certificados, realizada pelo presidente Costa Couto, a conselheira Hellen Falcão.