Em sua segunda edição, o projeto Seccional Itinerante chegou, na quarta-feira (26), ao Fórum Desembargador Raimundo Macedo, em Samambaia. Os advogados militantes na região puderam utilizar os serviços de protocolo, tesouraria, Comissão de Seleção, pegar orientações sobre sociedades de advogados e emitir o certificado digital. Além disso, também puderam despachar assuntos diversos com o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto.
Acompanhado do presidente da Subseção, José Antonio Gonçalves de Carvalho, o presidente visitou as dependências do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Projeção, o núcleo da Defensoria Pública e a diretora do foro, juíza Roberta Cordeiro. Costa Couto e José Antonio também firmaram parceria com o 7º Ofício de Notas do Distrito Federal, cujo oficial é Pablo Henrique Borges. A partir de agora, os advogados terão um espaço para redigir e imprimir suas petições dentro do cartório. Além disso, os profissionais terão atendimento preferencial, uma iniciativa inédita no DF.
“Fico muito feliz em poder oferecer essa parceria aos advogados, uma iniciativa da Subseção, que conta com total apoio da Seccional. Esse é e sempre será nosso foco: uma gestão decentralizada e inclusiva”, disse Juliano Costa Couto. “É com muito prazer que recebemos esse convênio para apoio das atividades dos advogados. Que isso traga muitos frutos como agilidade, facilidade, comodidade e que tudo isso sirva para aprofundamento dessa relação. Que o cartório seja pioneiro e que muitos sigam esse caminho”, destacou o oficial Borges. Também foi firmado convênio com o café bar República Café e Negócios. Mediante apresentação de carteira da OAB, os advogados terão 10% em todos os itens do estabelecimento.
O presidente da Subseção, José Antonio, que também atende advogados do Recanto das Emas, disse que o projeto itinerante veio ao encontro dos anseios dos advogados. “Achei essa segunda etapa muito produtiva. Nós conseguimos fechar convênio com o cartório, um projeto inédito no Distrito Federal”, destacou. “Visitamos a Defensoria e o núcleo com o objetivo de estabelecer acordo de cavalheiros para que sejam fixados critérios concretos para atender pessoas que realmente necessitam de atendimento jurídico gratuito. Visitamos ainda diretoria do fórum, com quem temos uma parceria muito boa”.
A secretária-geral da Subseção, Joana D’arc de Jesus Soares dos Santos, destacou que a parceria com o cartório busca a desjudicialização e desburocratização. “É de suma importância essa parceria. Fico muito lisonjeada de fazer parte da Subseção e ser a madrinha desse projeto inovador. Samambaia mais uma vez sai na frente”.
Seccional Itinerante
Durante a visita, Costa Couto ainda encontrou o presidente da Subseção de Luziânia (GO), Luciano Braz, que demonstrou muito interesse em aproximar ainda mais as entidades. “Estamos numa região em que os advogados do DF passam pelas mesmas amarguras que passamos em Goiás. É muito importante ter esse contato com o presidente. Temos conversado no sentido de trazer o melhor ambiente de trabalho para o profissional. Esse bom relacionamento é fundamental para que todos possam ter uma boa estrutura de trabalho”.
Para a vice-presidente da Subseção, Cleire Lucy, o projeto Seccional Itinerante é “uma oportunidade de buscar o melhor para o advogados de Samambaia e região. O presidente da Secional ouviu de maneira prestativa os anseios dos advogados presentes. Vejo de maneira muito positiva o contato direto do Dr. Juliano Costa Couto, assim como o empenho e o compromisso de toda a diretoria de Samambaia”.
A advogada orientadora do Núcleo do Projeção, Valéria Nunes Guimarães, disse que o contato da Seccional com os estudantes é fundamental no processo de formação profissional. “A gente sabe que a faculdade prepara, mas obviamente a parte prática fica a desejar. Isso desperta, inclusive, o interesse pela advocacia”. Sobre a visita da Seccional, Valéria disse que “é de essencial importância para que os alunos possam conhecer. É um mundo muito distante, essa visita ajuda muito a abrir o leque deles”.
Na ocasião, advogada Valquiria Durães utilizou os serviços da Seccional e da CAA/DF. “Eu acho muito importante o projeto para poder aproximar a Seccional das Subseções, para não existir uma lacuna. Era um sonho e hoje se tornou realidade. E também o presidente que é acessível, que sempre está disponível. Eu vejo ele tentando mostrar o quanto somos importantes”. Também estiveram presentes o diretor-tesoureiro da Subseção, Juliano Abadio Caland Julião, e o advogado Maxminiano Magalhães.
Parceira no projeto de descentralização dos serviços, a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF) deu informações sobre os benefícios que oferece aos associados e disponibilizou aos advogados, sem custo, engraxate, manicure, massagem relaxante, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O projeto visa facilitar a vida dos advogados que militam nos fóruns da cidade e acabam sem tempo para resolver questões administrativas junto à Ordem.
Confira o calendário das próximas visitas:
3/11 Gama
09/11 Ceilândia
16/11 Paranoá
23/11 Brazlândia
30/11 Núcleo Bandeirante
07/12 Taguatinga