A Seccional da OAB do DF, por meio da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante – OAB Jovem DF, realizou três dias de audiências com os 29 candidatos à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) por meio do Quinto Constitucional, ocupada por um membro da advocacia. Nos últimos dias 10, 11 e 13, os candidatos tiveram a oportunidade de se apresentarem à comunidade jurídica. Essa é a segunda vez, na Seccional, que os candidatos são submetidos à escolha dos advogados do DF.
Para o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, o evento proporcionou interação com os candidatos, além de conhecer as histórias de vida e perspectivas de cada um. “Os momentos foram de belíssimas oportunidades de interlocução com os candidatos. Os que participaram puderam conhecer as vidas pessoais, as trajetórias passadas e as perspectivas futuras. Foram momentos de muita interação e emoção”.
O presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Santana, organizador do evento, afirmou que os três dias de exposições deram a oportunidade para classe conhecer melhor os 29 candidatos ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional. “São advogados e advogadas com grandes currículos e capacidade técnica, o que demonstra que a advocacia encaminhará qualificados nomes para o TJDFT”, ressaltou.
A advogada Anna Dantas, membro da Comissão, destacou que a oportunidade é importância para que a advocacia possa fazer a melhor escolha. “Hoje, mais do que nunca, sabemos o peso do nosso voto. Por essa razão devemos votar conscientes de que aquele representante vai atender aos nossos anseios, pois entenderá a nossa importância para a administração da justiça”.
Cada candidato teve a oportunidade de apresentar seus apontamentos por um tempo de 10 minutos. A eleição será realizada das 8h do dia 24 às 18h do dia 25 de outubro pelo hotsite que foi criado especialmente para a votação.
Também será possível votar presencialmente, de acordo com os horários de funcionamento das zonas eleitorais, que ficarão nos seguintes locais: Edifício Sede da OAB/DF (516 Norte); sala de apoio ao advogado no TJDFT; sala de apoio ao advogado no Fórum Des. Antonio Melo Martins – Taguatinga; sala de apoio ao advogado na Justiça do Trabalho de Brasília (513 Norte).
No dia da votação, o advogado ou a advogada deverá escolher até 12 candidatos. Depois disso, os 12 mais votados serão submetidos ao crivo do Conselho Pleno da entidade para a escolha da lista sêxtupla, que será, depois, enviada ao TJDFT.
Podem votar no certame os advogados regularmente inscritos, não licenciados e que estejam quites com as obrigações financeiras junto à OAB/DF. Será possível a regularização financeira nos dias de votação, sendo que o pagamento e o voto deverão ser realizados, exclusivamente, na sede da Seccional.
Dentre as regras de campanha, está vedado o uso de qualquer propaganda em veículo de comunicação de caráter comercial, impresso ou virtual, tais como jornais, revistas, sites, blogs e outros. É permitido envio de cartas, e-mails, mensagens de Whatsapp, torpedos e distribuição de impressos. Na internet, será permitido, exclusivamente, o impulsionamento de publicação nas redes sociais feitas em páginas pessoais dos candidatos.
Visite o hotsite com todas as informações referentes aos candidatos, bem como vídeos de apresentação.
Confira, abaixo, quem são os 29 candidatos:
Paulo de Castro
Valter Kazuo
Eduardo Lowenhaupt Cunha
Paulo Henrique Nunes Dias
Sergio Roncador
Zelio Maia
Jefferson Thome
Wanderley Chagas
Einstein Taquary
João Berchmans C. Serra
José Eduardo Affonso
Marcelo Reis
Nicson Chagas Quirino
Andre Puppin
Carolina Lisboa
Roberto Freitas
Mauricio Nardelli
Helio Gil
Andre Soares
Renato Manuel Duarte Costa
Eliene Bastos
Sergio Palomares
José Rossini Campos do Couto Correa
Aldovrando Torres
Marilane Lopes
José Carlos Alves
Alexandre Garcia J. Jorge
Aida Dutra Dantas
Asdrubal Junior